Simbologia da Flor de Cerejeira – Qual o Seu Significado? Curiosidades!

A Flor de Cerejeira tem um significado muito especial no Japão. Para os japoneses, seu significado é até místico e envolve até mesmo uma lenda. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre esse encantamento todo e o motivo que a torna tão especial.

Qual o significado da flor de cerejeira?

A flor de cerejeira significa a felicidade, o amor, a esperança e a renovação. De origem asiática, essa flor também é conhecida como Sakura. Como a cerejeira permanece florida por pouco tempo, as suas flores são a representação da fragilidade da vida. A lição que isso nos dá é que devemos aproveitar bem todos os momentos, pois a vida passa rápido demais. Também simboliza a felicidade e a pureza. Por isso, sempre é servida uma infusão das flores em casamentos japoneses.

A flor de cerejeira é nacional do Japão. Lá, existem mais de 300 variedades documentadas da flor. A floração da cerejeira inicia no fim do inverno e no início da primavera. Esse momento é muito aguardado pelos japoneses. Eles chegam a organizar várias festividades no ato chamado “Hanami”, em que contemplam as flores das cerejeiras.

O ideal é plantar vários pés de flor de cerejeira, para que o resultado da floração seja ainda mais belo, formando um corredor de flores. As primeiras mudas de cerejeira foram plantada no Brasil no início do século XX, quando o povo japonês resolveu presentear as outras nações oferendo mudas da planta, em atitude de amizade. Por isso, a sakura também é um símbolo da fraternidade.


arvores de Flor de Cerejeira

Origem do símbolo

Os samurais, antigos guerreiros japoneses, era ligados à flor de cerejeira também. Devido à rapidez das flores, que florescem e caem em pouco tempo, a vida das flores é considerada um símbolo para a vida dos guerreiros samurais, cujo lema é viver sem medo o presente. A flor é associada ao código samurai Bushido.

A lenda da flor de cerejeira

Segundo uma lenda, a palavra “Sakura” teria surgido quando a princesa Konohana Sakuya Hime, teria caído do céu próximo ao Monte Fugi, transformando-se nessa linda flor.

Segundo uma outra crença, a palavra poderia ter sido originada do cultivo de arroz, uma vez que “Kura” seria o local onde o arroz era armazenado.

Tatuagem de flor de cerejeira

A tatuagem da flor da cerejeira faz referência à rapidez que a vida passa. E, exatamente por isso, devemos aproveitar ao máximo todos os momentos. As tatuagens da sakura são mais comuns em mulheres, onde também representa a sensualidade feminina e a beleza. Em homens, a flor de cerejeira pode aparecer em tatuagens com dragões.

Curiosidades

uma Flor de Cerejeira

Conheça algumas curiosidades sobre a flor de cerejeira:

  • Para os japoneses, o ano só começa com floração da Sakura: isso acontece porque, embora o Japão adote o calendário gregoriano, como acontece no Brasil, o ano letivo e fiscal começa mesmo por volta de abril, e coincide com a chegada da primavera e com a floração da sakura.
  • A flor de cerejeira é a ilustração existente no verso da moeda de 100 ienes: embora a flor oficial seja o crisântemo, a sakura está presente em uma das moedas mais usadas no Japão.
  • Sakura não é cor de rosa: essa flor pode ser encontrada na cor branca e em muitos tons de roda. Porém, como é uma flor tão especial no Japão, eles criaram uma cor própria para ela: sakura-iro.
  • A floração da for de cerejeira dura em torno de 1 semana: por causa de sua rapidez, elas costumavam ser associadas com os samurais, que tinham suas vidas interrompidas nos campos de batalha, de forma precoce.
  • No Japão tem uma cerejeira de 2.000 anos. É a mais antiga: sua altura é de 10,3 metros, e a raiz tem uma circunferência de 13,5 metros. É possível vê-lo na província de Yamanashi, no templo de Jissou
  • O dia 27 de março é o dia da Sakura no Japão. Foi escolhido pela Associação do Sakura no Japão, ou Nihon Sakura no Kai. Ainda que não seja um feriado nacional, é um dia muito comemorado.
  • Até mesmo a chuva de pétalas da sakura tem um nome: Sakurafubuki. As pétalas são desprendidas dos galhos e levadas pelo vento, colorindo e encobrindo riachos e ruas. Embora seja o fim da floração, ainda sim é um momento muito lindo e poético.
  • Sakura também é um nome muito usada em meninas no Japão.