Símbolo de Ferradura – Qual o Seu Significado? Realmente dá Sorte?

A ferradura é uma peça feita, geralmente, de metal. É usada, principalmente em cavalos.

Além disso, a peça trata-se de um objeto que tem diversos significados, dependendo da religião, seita ou cultura.

Qual a simbologia da Ferradura?

Como já mencionado, a Ferradura pode ter variadas simbologias. Em muitos países da Europa, por exemplo, esse objeto é considerado um poderoso talismã de proteção.

Para o povo grego, na Grécia Antiga, a ferradura trata-se de um instrumento também de proteção contra o mal. Era um verdadeiro amuleto , que atraia sorte e energias positivas.


Nessa mesma ocasião, era comum que agricultores colocassem ferraduras da porta das suas casas, nos estábulos e nos celeiros. Isso para afastar energias negativas. Vale lembrar que o formato do objeto se parece com o da lua crescente, que traz prosperidade.

No entanto, para que o objeto traga boas coisas, recomenda-se que o semi-círculo que ela possui seja posicionado para baixo e com as pontas, para cima. Em determinados locais, como povoados da Espanha, as pontas da ferradura, porém, são colocadas para baixo, como forma de atrair sorte e proteção. Porém, o mais comum é posicionar as pontas do objeto pontas para cima.

Já na América do Norte, o objeto é um talismã comum, que simboliza a proteção. Elas são penduradas em portas, com as suas pontas viradas para baixo. No dias de hoje, porém, a ferradura costuma ter as suas pontas viradas para cima e acomodadas em um recipiente, como vasos – para atrair sorte e proteção. No México, a ferradura é comercializada acompanhada de objetos de santos, como de”San Martin Caballero”. O objetivo é igualmente atrair proteção e muita sorte.

Uma Ferradura na terra

Significado da Ferradura na umbanda

Na Umbanda, a ferradura é associada ao orixá Ogum. Possui o significado de atrair a sorte, afastar o azar e as energias ruins. O ferro, do qual é feito o objeto, também tem uma simbologia especial na religião. O elemento representa também Ogum.

Já os orifícios que existem representam, para a Umbanda, os caminhos para a dimensão do mundo mineral. Além de um símbolo poderoso para a Umbanda, o talismã ainda é considerado um amuleto.

Ele pode representar, na Umbanda, ainda, o trabalho e o esforço. Também está relacionado à luta para sobreviver.

Por que ela dá sorte?

A ferradura é considerada um amuleto para muitas pessoas. Isso porque no decorrer dos anos, em diferentes culturas, ela representava a felicidade e a boa sorte. E essas suas qualidades foram passadas de geração a geração.

O objetivo também é tido como algo que protege as pessoas de eventuais desgraças e contra o mau-olhado.

Acredita-se que esteja ligada a crenças da Antiga Grécia. Para o povo grego, o objeto era também muito poderoso. Como o objeto era feito de ferro – o material mais temido pelos espíritos ruins, a ferradura protegia as pessoas contra o mal. Seu formato, que lembra a lua crescente, simboliza para esse povo, a prosperidade e a fertilidade.

Os romanos tinham a mesma crença na ferradura que os gregos. Já os cristãos, atribuíam  a ferradura  a São Dunstan de Canterbury – arcebispo e monde. A lenda diz que o monge teria colocado o objeto no satanás, retirando a ferradura apenas após escutar a promessa de que ele não se aproximaria jamais do objeto.

Assim, provavelmente, vem desta lenda o hábito de que muitas pessoas cristãs tem o objeto em suas casas, como forma de se proteger-se do ser do mal. Pela tradição, o uso correto da ferramenta é mantê-la no alto de portas, com as duas de suas pontas viradas para baixo, Caso contrário, a boa sorte e a proteção podem ir embora do ambiente.

Em alguns lugares da Europa, como na Espanha, a tradição manda colocar a ferradura com as pontas viradas para baixo. Isso para que todo o ambiente seja protegido.

Significado para os ciganos

Para os povos ciganos, é símbolo de boas energias e sorte. O amuleto é usado para atrair coisas boas, além de simbolizar o trabalho.

Os ciganos usam a ferradura como forma poderosa de atrair sorte e afastar o azar.

Existe simpatias com Ferradura de cavalo?

Sim, a ferradura é um objeto bastante usado em simpatias. A seguir, você confere algumas delas:

  • Atrair sorte e prosperidade: em uma sexta-feira de Lua Cheia, você pode deve providenciar uma ferradura. O objeto pode ser de qualquer tamanho ou material, até mesmo de bijuteria. Enterre a ferradura no vaso, para que ela absorva as energias boas da terra. Feche a coberta por terra com uma linha do mesmo tom do objeto e passe em volta uma fita na cor verde. Enterre tudo novamente, e deixa no vaso.
  • Proteção: providencie uma ferradura e a pendure atrás da porta de entrada da casa ou em outra porta, desde que não fique muito visível. Isso ajudara muito a afastar a inveja do seu lar e da sua família, além de fortalecer o equilíbrio da casa. A ferradura pode ser de ferro, ou então, menor, do tipo pingente de correntes e pulseiras.

Existe simpatias com Ferradura de cavalo? – Parte 2

Ferradura escrita boa sorte

  • Simpatia de Exú para atrair dinheiro: providencie uma ferradura de ferro pequena, que deve ser adquirida em casas de produtos de umbanda. Providencie também um pouco de açúcar, 1 vela vermelha, 1 moeda, 2 pratos brancos pequenos e um pedaço de papel branco sem pauta.

Você fará o trabalho no dia 13 de junho. Irá colocar em um dos pratos brancos a vela vermelha acessa. Mantenha sempre a sua mente voltada a prosperidade, pedindo a Exú que lhe traga muito dinheiro através dessa simpatia.

No outro prato branco, você vai colocar o açúcar e a moeda por cima. Cubra a moeda com mais um pouco de açúcar e coloque, então por cima de tudo. Adicione mais açúcar.

Agora deixa o trabalho ao ar livre, ao relento – de preferência do lado de fora da casa. Se não puder, deixe o trabalho na cozinha. Observe sempre a preparação, para se certificar que a vela não espalhou fogo pelo lugar.

No outro dia, antes de dar meio dia, recolha a cera da vela que queimou. Junte esses restos no outro prato que contém o açúcar, a moeda e ela.

Remova do prato e a embrulhe no papel branco. O restante dos materiais podem ser descartados, enterrando-os. Nunca mais retire os restos do trabalho.

Já ferradura embrulhada no papel branco, você manterá em sua carteira. Depois de um ano, repita a simpatia com a mesma ferradura, mas com outros materiais.

Tattoo de Ferradura

Tatoos de ferraduras são comuns de se ver no corpo das pessoas. A tatuagem de ferradura pode ser feita para atrair sorte e proteção. O melhor do desenho é que ele pode ser feito em qualquer tamanho, local do corpo e cor.

Não é um desenho difícil de fazer. De qualquer forma, procure um estúdio de tatuagem bom e e higiênico, além de um tatuador experiente – para que você fique satisfeito com a sua nova tatoo!