O Que é a Fênix? E a Fênix Negra? Qual o Significado? Qual a Origem?

A figura e a lenda da fênix são muito bonitas. Fênix, no clássico grego se redige ϕοῖνιξ. Trata-se de uma ave cheia de mistérios e poderes da Mitologia Grega.

O que é fênix?

Como mencionado, a figura da ave surgiu da Mitologia Grega. Porém, seus atributos foram considerados tão ilustrativos, que acabou sendo incorporada a outras culturas também.

A ave passou, na verdade, ser considerada um símbolo de morte e renascimento. Isso  devido ao seu poder de se refazer de suas próprias cinzas. Uma simbologia forte e bonita, que representa o poder o ser humano em se refazer.

Qual o significado da fênix?

Além de representar o poder da vida sobre à morte – a medida em que ela é capaz de ressurgir de suas próprias cinzas – a ave acabou adquirindo outros significados.


Foram diversos outros significados atribuídos à figura dela. Alguns deles são: a ressurreição, o sol, a vida, a imortalidade, a longevidade, invencibilidade, a divindade.

Na mitologia

Apesar ser parte da Mitologia Grega, a origem da ave fênix dizem que é etíope. A ave é formada por lindas penas douradas e avermelhadas, que lembram o fogo. Assim, é considerado um animal sagrado que pode se erguer do fogo. A fênix se destaca pelo famoso poder se ressurgir de suas próprias cinzas, após ser devorada por chamas.

Diz a Mitologia, que momentos anteriores a sua morte, faz o seu próprio ninho, aguardando ser consumida pelo fogo. No entanto, antes de ser queimada pelas chamas, a ave coloca diversos ovos sobre as cinzas.

Na cultura dos gregos, ela vive durante muito tempo devido à sua grande força. Isso fica diretamente ligado a uma simbologia de longevidade e força, que os seres humanos devem ter frente aos obstáculos.

fenix voando

Seu símbolo nas religiões

Já para o povo egípcio, a ave fênix se trata da representação da revolução solar. Devido a isso, a cidade de egípcia de Heliópolis recebeu esse nome – que no grego tem o significado de “A Cidade do Sol”

Além disso, para os antigos povos do Egito, está associada aos ciclos diários pelos quais passa o Sol. Ainda simboliza os momentos de cheias do Rio Nilo, representando a vida e a sua renovação.

Trata-se também de um bonito significado atribuído à ave. Acredita-se que a história teria surgido como uma bela forma de explicar os ciclos da natureza e o nascer e o pôr do diário do astro. Assim, conforme outros povos foram conhecendo a história, a bela e majestosa ave passou a simbolizar também a ressurreição.

A lenda, porém, já existia na Idade Média. Os cristãos, por exemplo, embora avessos à símbolos, consideravam a fênix também um pássaro sagrado. Ela fazia referência a ressurreição de Jesus Cristo. Ainda a história da ave representava a vitória da vida sobre a morte.

Além disso, a ave aparece ainda em muitas outras antigas culturas – embora suas simbologias sejam parecidas. Tanto nas culturas gregas, como egípcia e chinesa,  ave mantém a sua simbologia vinculada a ressurreição, ao renascimento, a vitória da morte sobre a vida, entre outras.

Mas, vale saber, que na cultura chinesa, a simbologia da ave parece ter ido além. Na China, a ave fênix do sexo macho representa a felicidade. Já a ave do sexo feminino traz um simboliza de rainha – que faz oposição à figura do dragão imperial – representando, assim a felicidade a dois e a união dos casais.

O que é a Fênix negra?

fenix em desenho

Como acontece com praticamente todos os símbolos, algumas manipulações foram feita a imagem dela. Trata-se de um pássaro parecido, mas de coloração negra.

Acredita-se que tais modificações fizeram o lado mais obscuro da ave aparecer, passando ela a sentir emoções mais negativas. Isso deu origem a transformação de algumas às fênixs negras. A Fênix Negra, segundo a lenda, é totalmente diferente da ave fênix original.

A fênix negra seria uma criatura sem piedade alguma, inclusive traindo seus companheiros.

Vale ressaltar que que a Fênix Negra ainda se trata de um personagem criado pela Marvel Comics. A história da ave negra está presente em “A Saga da Fênix Negra”. O enredo é baseado em uma história que fala sobe a força da Ave Fênix Negra e Jean Grey.

A história foi desenvolvida pelo renomado escritor de desenhos Chris Claremont e com o trabalho artístico de  Dave Cockrum e John Byrne. A obra é dividida em 2 partes: “”Saga da Fênix ” e “Saga da Fênix II”.

Tatuagem de fênix

A Tatuagem da ave fênix é bastante requisitadas dos estúdios. O desenho, quando bem tatuado, costuma ficar muito bonito no corpo.

A Tatuagem pode ser feita em diversos tamanhos e em variados lugares no corpo. Embora muita gente opte por tatuar a ave fênix em tamanhos médios ou grandes, geralmente nas costas. A panturrilha também é um local onde pode ser vista a tatuagem.

Geralmente, quem opta por tatuar o desenho no corpo conhece e admira bastante a lenda desse animal. Desejam imprimir em seu corpo toda a força que a ave demonstra ter em se refazer.

Usada por homens em mulheres, a tatuagem se trata se um desenho complexo. Assim, se você quiser tatuar essa linda ave em seu corpo, pesquise bem antes de escolher o profissional tatuador. Lembre-se de que o desenho ficará em você eternamente e é de extrema importância que o resultado dele te agrade!

Pergunta dos leitores

A ave fênix já existiu na vida real?

Não. A ave fênix se trata de uma lenda, como pode ser vista. Não existem pássaros ou outro qualquer animal, dos quais se tenha notícia, que consegue ser queimado totalmente pelo fogo e renascer, revivendo.