Significado de Escaravelho – Qual sua Simbologia? Usos e Curiosidades!

O Escaravelho é um inseto da família dos Escarabeídeos. São espécies de besouros coloridos e pesados, que, na antiguidade eram adorados pelo povo egípcio. Por isso, há muito mistério e misticismo em torno dos escaravelhos.

O nome científico do escaravelho é Scarabeus sacer. O inseto está presente em praticamente todas as regiões do mundo, com exceção das localidades mais frias do norte da Europa.

Qual o significado do Escaravelho?

O escaravelho era um símbolo sagrado no Egito Antigo. Ele representava o Sol, que sempre renasce – assim com os Deuses que sempre voltam. Eram considerados amuletos de sorte e proteção pelos egípcios.

Origem

A figura do escaravelho, impressas em objetos, era considerada um poderoso amuleto no Antigo Egito. A mitologia egípcia considerava o inseto sagrado. Ele teria  relação com o poderoso Deus Khefri – entidade, responsável pela movimentação do Sol. Já a figura de Khefri era representada por ele ou um homem com a cabeça do inseto.


Tornaram-se símbolos sagrados também e incluídos na cultura do Antigo Egito, a espécie dos escaravelhos-do-esterco. Esses, formavam bolas com os excrementos de outros animais e as depositavam nas plantações, fortalecendo-as. Assim, eram vistos como figuras sagradas que davam mais vida e força à plantação e ao solo.

um escaravelho rinoceronte

Usos do símbolo do Escaravelho

No época do Antigo Egito, ele representava um verdadeiro amuleto da sorte e talismã – capazes de atrair e trazer coisas boas para a vida de quem os cultuava. Os antigos egípcios se tratavam de um povo extremamente supersticioso e acreditavam que espíritos malignos perambulavam por todo o mundo – sendo o escaravelho um amuleto capaz de afastá-los.

Os escaravelhos eram usados como amuletos estando vivos ou mortes, que além de trazer boa sorte, protegia os egípcios da influência dos maus espíritos e almas perturbadas.

Tatuagem de Escaravelho

A tatuagem não é uma das mais comuns, embora algumas pessoas a façam em seus corpos. Acredita-se de quem opta por uma tatuagem de escaravelho no corpo se inspira na cultura dos antigos egípcios, como forma de marcar em seus corpos a sorte e a proteção que esse inseto traz às pessoas que o mantém como amuletos.

Pode-se encontrar tatuagens de escaravelhos pretas ou, então, coloridas. Se você pretende fazer uma tatuagem de escaravelho, recomenda-se procurar um profissional experiente, pois o desenho do inseto é repleto de detalhes a serem desenhados no corpo.

Curiosidades

Agora que você já conhece como surgiu o misticismo em torno do escaravelho, confira algumas curiosidades bem interessantes sobre esse misterioso inseto:

  • Acredita-se que existam mais de 20 mil espécies diferentes de escaravelhos no mundo.
  • De acordo com o o catálogo Family-group in Coleoptera (Insecta) de 2009, há 19 subfamílias do inseto na natureza.
  • Os escaravelhos eram sagrados no Egito Antigo. Eles eram relacionados com a ressurreição e a existência de vida após a morte.
  • A designação comum dele é coleópteros (besouros). Em especial, aqueles que vivem de excrementos de animais herbívoros e mamíferos.
  • Apesar de estarem presentes em praticamente todas as regiões do mundo, os primeiros escaravelhos teriam surgido na região do Mediterrâneo.
  • Os maiores escaravelhos da natureza pertencem ao género Goliathus. Trata-se de um verdadeiro escaravelho gigante, que chega a medir mais 10 cm de comprimento, sendo conhecido como escaravelho-golias e golias-gigante. Vivem, principalmente, em florestas da África Central.
  • No Chile, a espécie de escaravelho de Darwin sobe pelas árvores. Ele possui mandíbulas grandes e proeminente. E nas fases de acasalamento, o macho dessa espécie prende a fêmea através de suas grandes mandíbulas, formando uma jaula. Assim, a fêmea não consegui fugir do acasalamento.
  • Existe uma espécie totalmente vermelha de escaravelho, que vive no Japão.

Mais Curiosidades sobre os escaravelhos

símbolo de escaravelho

  • É muito comum encontrar escaravelhos da espécie escavador em cemitérios, pois ele vive em solos férteis e úmidos.
  • Crianças podres dos países africanos costumam usar escaravelhos mortos como brinquedos. Eles amarram o inseto em um fio e brincam com eles.
  • O escaravelho mais rápido do mundo consegue correr a 20 km por hora. Essa espécie se trata do escaravelho-tigre e vive nas regiões da América do Norte.
  • Algumas espécies de escaravelhos podem pesar até 30 kg!
  • O inseto já deu nome a um famoso longa metragem do cinema: O Escaravelho do Diabo.
  • A espécie de escaravelho Canthon virens Mannerheim é usada para o controle biológico de ataques de formigas cortadeiras. Essas formigas costumam devastar plantações.
  • Os “chifres” do inseto se trata de uma característica relacionada a competição sexual dos machos pelas fêmeas.
  • Os “chifres” são peculiaridades restritas praticamente aos insetos machos. Fêmeas que possuem chifre os tem no tórax e na cabeça. Os chifres das fêmeas tem a função de protegê-las de outros insetos e agressores.
  • Para se acasalarem as fêmeas costumam optar pelos escaravelhos machos que exibem maiores chifres.
  • No Japão, as crianças criam os escaravelhos como animais de estimação, mantendo os insetos dentro de garrafas plásticas.