Duendes: O Que São? Qual Sua Origem? São Demônios? Fazem o Mau?

Você já perdeu alguma coisa dentro de casa? Os mais místicos podem dizer que foi uma brincadeira dos duendes…

Mas o que são os duendes? Duendes tratam-se de personagens mitológicos. Em muitas histórias europeias essas criaturas estão presentes.

Possuem, normalmente, tamanhos pequenos e orelhas pontudas. Nas histórias, costumam viver na natureza, sendo que possuem alguns poderes mágicos.

O que são Duendes?

Com já mencionado, Eles são personagens mitológicos.São ainda bastante comum de histórias de alguns países europeus.


Não se sabe ao certo qual a origem dessas criaturas. Mas o que tudo indica é que a lenda sobre essas criaturas teriam surgido na Europa. Mais precisamente, os duendes teriam sido criados em países como a Inglaterra, Suécia e Noruega.

Qual a origem deles?

Não há relatos exatos das primeiras aparições dessas criaturas em histórias. Só se sabe que são personagens mitológicos da Antiguidade, recebendo o nome de “duendes” a partir do século 13. Isso porque foi quando esse termo começou a aparecer no vocabulário do idioma espanhol.

O nome desses personagens, porém, pode mudar de acordo com a região de uma história. Os irlandeses, nos contos medievais do século 14, por exemplo, os chamavam de leprechaun. Trata-se de um anão que escondia com ele um valioso pode de ouro.

Já em obras do suíço alquimista  Paracelso, por volta do século 16, foram criados os gnomos – pequeninos artesãos que residam escondidos em florestas.

Na Inglaterra, todas as criaturas semelhantes aos duendes são chamadas, de maneira genérica, de goblins. Poetanto, os duendes são mais algumas delas.

Os duendes, nas histórias da Escócia, são os brownies. No restante da Europa, essas pequenas criaturas recebem a referenciam apenas de anões.

um dos Duendes em baixo de um cogumelo

A origem dos duendes – Parte 2

Outro fato sobre os duendes, como já mencionado, é que eles são descritos como criaturinhas verdes e brincalhonas. Elas vivem em um mundo paralelo ao nosso, mas possuem o poder de interferir na nossa vida e em nossos destinos.

Dizem as lendas, que quando esses personagens recebem um bom tratamento, eles ajudam as pessoas a realizar diversas tarefas, inclusive domésticas. No entanto, quando se sentem ignorados ou mal-tratados, podem ficam bem magoados e bravos e acabam aprontando confusões. Podem, por exemplo, derrubar coisas e nos fazer ter pesadelos durante o sono.

Assim, tornou-se, em certa época e em algumas regiões da Europa, manter um prato com comida para que eles se sentissem bem-tratados e lembrados. Também, batia-se 3 vezes em uma madeira para dar boa-noite a essas criaturinhas,

Acredita-se que a lenda dos duendes teria surgido na Antiguidade, para acalentar a necessidades dos seres humanos em encontrar respostas para diversas coisas que aconteciam sem explicações claras.

Qual o significado dos Duendes na garrafa?

Existe uma lenda que manter um duende dentro de uma garrafa, deixa essa criatura as suas mãos. O duende criado dentro de garrafas traria proteção e realizações de quem o deixasse assim, dentro de casa.

E tem gente que leva a história do duende da garrafa a serio mesmo. Porém uma história não muito agradável aconteceu com  Jéssica Santos – da cidade de São Thomé das Letras, em Minas Gerais, por exemplo,. Ela resolveu criar um duende dentro de uma garrafa.

Jéssica conta que adquiriu o duende já dentro garrafa, no início, apenas para ter uma lembrança de uma viagem que ela fez. A moça, porém, atribui ao duende, diversas coisas que passaram a acontecer com ela e com a sua vida.

Ela relata que passou a ter diversos pesadelos durante o sono. Foi quando, um dia, escutou em um de seus sonhos alguém dizer: “Abra, abra”. A moça conta que dormiu várias noite escutando esses apelos e se assustava,

Certa manhã, Jéssica acordou e resolveu retirar a rolha que tampava a garrafa onde se encontrava preso o duende. A moça afirma que, a partir desse dia, nunca mais teve pesadelos durante o sono.

Qual a diferença entre Duendes e Gnomos?

Segundo as lendas, Duendes e Gnomos se tratam de criaturas diferentes. Os duendes, por exemplo, são pequeninos e considerados seres com poderes, de acordo com a Mitologia Nórdica. Eles apresentam a pele esverdeada e orelhas pontudas, para cima. Os duendes, ainda, interagem com os seres humanos, por meio de seus poderes mágicos. São brincalhões, porém, coisas que lhe desagradam podem transformá-los em criaturas um tanto perversas.

Já os gnomos, segundo diversas lendas, são seres que habitam espaços subterrâneos e que trabalham como mineradores. Os gnomos assemelham-se mais a anões idosos. De acordo com as histórias, diferentemente dos duendes, os gnomos não têm possuem poderes especiais ou mágicos.

Como atrair Duendes?

um dos Duendes na floresta

Você realmente acredita na existência de duendes e que eles podem interagir com o ser humano? Então, a seguir, damos algumas dicas para você atrair a presença dessas criaturinhas e a lidar com elas:

  • Eles são criaturas espertas. Assim, o primeiro passo para atraí-los é acreditar neles. Eles não aparecem para quem duvida de sua existência.
  • Duendes não são crianças, mesmo sendo pequeninos. Portanto, não os trate como bebês, pois eles podem ficar furiosos e acabar aprontando travessuras com você.
  • Essas criaturas gostam muito do mel de abelhas, Portanto, para atraí-los, você pode deixar recipientes com mel espalhados pela casa. Mas atenção! Eles só gostam do mel verdadeiramente produzidos pela abelhas. Caso você use um mel simular, como o melado, e os atraiam, eles podem comer e vomitar tudo – deixando sua casa bem suja.
  • Nunca chame pelos duendes, assim como se faz com animais de estimação. Eles costumam ficar muito irritados com isso e nunca mais aparecer para você.
  • Evite chamar os duendes por palavras no diminutivos. Eles simplesmente abominam tal atitude.

Como atrair Duendes? – Parte 2

  • Duendes são mais fáceis de serem avistados em parques e florestas. Porém, também gostam de ficas em sótãos, porões e dentro de gavetas. Portanto, abra as suas gavetas com cuidado, pois eles podem estar lá e se assustarem, chegando a atacar a pessoa com seus afiados dentes.
  • Quando você encontrar um duende, agradeça a ele por ter aparecido por você. O trate com muita honra e pompa, pois eles são criaturas vaidosas.
  • Sempre elogie eles. Eles também gostam de carinho. Porém, nunca toque em seus cabelos, pois eles não gostam e podem ir embora para sempre da sua casa.
  • Os duendes gostam de dormir em camas. Providencie uma para eles, que pode ser feita com caixas de papelão mesmo. O que vale é que elas sejam confortáveis para acolher essas criaturinhas e que contenham um pequeno travesseiro.
  • Jamais saia falando que você tem um duende de estimação. Fazer isso pode enfraquecer o duende, além de ele querer sumir da casa.
  • Quando o duende estiver,mais ou mesmo, um mês em sua casa, ofereça a ele um jantar especial. Não esqueça de lhe dar muitos doces, pois eles adoram.
  • Prepare um poema para o seu duende de estimação. No entanto, não declame-o em voz alta. Apenas sussurre em seus ouvidos.

Pergunta dos leitores

Duendes são demônios?

Não existe nenhuma relação entre duendes e demônios. Duendes são considerados criaturas da natureza, enquanto os demônios são seres vindos das trevas.