Simbolismo de Dragão – Qual o Significado? Quais os Tipos? Tatuagem!

Os dragões são figuras lendárias, muito conhecidas ao redor do mundo. Para alguns, o Dragão, eles são a personificação do mal. Para outros, são criaturas encantadoras. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles. São répteis enormes, com a poder de voar, e de cuspir fogo.

Qual a sua origem?

Os dragões são considerados criaturas místicas, e encontram-se presentes na história mitológica de várias civilizações. Caracterizam-se como animais muito grandes, parecidos com lagartos gigantes. Eles costumam ter asas, esguichar fogo pela boca e possuírem poderes mágicos. Eles são, geralmente, muito admirados ao redor do mundo. Podemos encontrar manifestações com esses animais principalmente entre os orientais. É muito comum vermos dragões em suas produções cinematográficas, nos festivais regionais, e muito mais.

Porém, embora eles sejam admirados por muitos, algumas pessoas, em contrapartida, os consideram como seres assustadores, monstros e que podem fazer mal. Para alguns, os dragões representam o diabo na Terra. Para outros, porém, eles são considerados criaturas benevolentes.

Tipos de Dragão

Vamos conhecer abaixo 4 tipos de dragões que já vimos em certas histórias. Confira:


um exemplo de dragão

  • Bakunawa – República das Filipinas: um tipo de dragão serpentino, de acordo com a mitologia filipina. Vejamos as suas características: possuem bigodes, sua boca é do tamanho de um lago, dois conjuntos de asas e a língua vermelha. Para os filipinos, esses dragões viviam no mar. Eles saiam de lá apenas quando viam luta no céu. A sua intenção era se alimentar do astro que fascinava as pessoas. Para assustar e espantar os dragões, as pessoas, pegavam panelas e saiam de casa para fazer barulho. Bakunawa significa “comedor de homem” ou “comedor de lua”.
  • Naga – Índia: esse dragão pertence à cultura hinduísta e a budista. Ao contrário da maioria que a gente vê, esses dragões não se parecem com serpentes e nem com humanos. Também não possuem asas. Na cultura hinduísta, esses dragões são retratados de maneira semelhante à família chinesa dos dragões. São espíritos naturais que se associam à fontes d’água. Podem ser os guardiões de tesouros. Na cultura budista, eles acreditam que esses dragões moravam na água e alimentavam-se de leite e de sapo.
  • Dragão Coreano – Coreia do Norte e do Sul: derivados dos dragões chineses, ganham até mesmo status culturais parecidos. Eles têm 4 dedos, não têm asas e têm uma barba comprida. Acredita-se que eles vivem oceanos, rios e lagos. Para eles, os dragões eram criaturas sensíveis e tinham a capacidade de entender o que é gratidão e bondade.
  • Yilbegan – Sibéria: tem uma relação melhor com os dragões eslavos da Europa e com os turcos, que com os da Ásia Orienta. Esse dragão, para algumas lendas, tem a forma alada ou de uma criatura serpentina. Em outras lendas, é um leviatã montado em bum boi que tem 99 chifres.

Qual o significado do Dragão?

O dragão representa uma figura simbólica, criada a partir da fusão de uma serpente e de um pássaro. Está presente em mitos e nas lendas do mundo inteiro. Por ser uma figura cheia de mistérios, ele é frequentemente associado às nuvens, aos topos das montanhas e às profundezas do mar. Dessa forma, ele simboliza o que é desconhecido, enigmático, escondido.

Dragão chinês e o horóscopo

O dragão representa, no Zodíaco Chinês, um dos sinais mais afortunados e fortes. É um signo que sabe exatamente o que quer e tem determinação suficiente para lutar por seus objetivos. Também é inteligente, generoso e tenaz. É um signo que tem bastante sorte no amor. Tem uma chance grande de alcançar grande riqueza de bens materiais ao longo da vida. Os seus amigos sempre estão prontos para ouvir, e esse signo é muito bom para aconselhar. Também tem um grande podere de motivar as suas tropas e dar início à projetos.

Dragão medieval

A história do dragão medieval vem de muito tempo, desde a época do Rei Arthur. Ele teria dado a esse dragão, a grande missão de proteger a sua espada. Esse dragão possui como elementos as chamas e o metal.

Tatuagem

  • A tatuagem do dragão chinês significa sabedoria, boa vontade e boa sorte.
  • Já a tatuagem do dragão japonês significa ter equilíbrio na vida.
  • A tatuagem do dragão oriental representa um animal nobre.
  • A tatuagem de dragão pode ser um símbolo de poder, de proteção e de sabedoria.

um Dragão chines

Pergunta dos leitores

O Dragão já existiu?

A figura do dragão está presente em livros, no cinema, em pinturas e em muitas culturas ao redor do mundo. Por isso, uma pergunta sempre fica no ar: será que os dragões realmente existiram?

Estudiosos garantem que não há possibilidade de os dragões terem existido de verdade. Pois nunca existiram animais com quatro patas e duas asas, que seriam a evolução dos membros anteriores. Também não tem como alguma espécie produzir fogo de forma natural e poder cuspir labaredas de fogo. Não existem indícios de que os dragões tenham mesmo existido. São criaturas imaginadas pelos homens.