Quem é a Deusa Isis? Qual Sua Origem e Significado? Curiosidades!

Vamos conhecer um pouco sobre a história da deusa Isis, uma das divindades mais importantes e poderosas da mitologia egípcia.

Quem é a Deusa Isis?

É a deusa da fertilidade e da maternidade. A Deusa Isis é considerada, na mitologia egípcia, como sendo uma das deusas principais. A adoração a essa deusa acabou se estendendo por todo o mundo greco-romano. E, depois, por todo o mundo. Ela é considerada a protetora da magia, da natureza, um modelo de mãe e de esposa ideais. Amiga de pescadores, de escravos, quem ouvia preces dos ricos, dos aristocratas, das donzelas e também dos governantes.

Segunda a lenda, para aprender magia, a Isis precisou enganar Rá. Ela fez com que ele fosse picado por uma serpente egípcia, e somente ela sabia como curá-lo do seu veneno. Ela fez isso para conseguir que ele dissesse a ela o seu nome secreto. Isso por que, naquele tempo, os nomes das divindades não podiam ser revelados, pois somente os altos líderes religiosos tinham o seu domínio. Conhecer os nomes secreto possibilitava invocar poder da divindade.

No antigo Egito, no fim do período histórico, depois de ter sido tomado por gregos e romanos, Isis passou a ser a divindade do panteão mais poderosa mais poderosa e a mais importante, por ter muitas habilidades mágicas. Conta-se que Isis teve um irmão chamado Osíris, outro se chamava Seth e uma irmã chamada Néftis.


Após Osíris herdar o poder no Egito, ele e Isis trabalharam juntos para civilizar o vale do Nilo. Ensinaram costura, cuidavam dos doentes e acabaram introduzindo o conceito de casamento. Isis governava com sabedoria as duas terras, o Baixo e o Alto Egito. E Osísis se encarregava de viajar pelo mundo para difundir a civilização.

uma pintura da deusa Isis

Qual a sua origem?

Os relatos sobre a deusa Isis remontam de cerca de 2500 a. C., em meio à V dinastia egípcia. A primeira filha do deus da Terra, Geb e da deusa do firmamento, Nut.

Foi então que Seth, irmão de Osíris, o teria convidado para um banquete, mas tudo era um cilada. A intenção de Seth era assassinar o próprio irmão para ocupar o seu lugar de rei. Seth havia tirado as medidas exatas de seu irmão e construiu um caixão. No banquete, ele falou que iria recompensar de forma generosa aquele que coubesse dentro do caixão. Osíris então aceitou o desafio e deixou que pregassem a tampa. Após te feito isso, Seth lançou o caixão no rio Nilo, para o rio pudesse conduzir o corpo até o mar e lá ele se perdesse.

Ao saber do que tinha ocorrido, Isis, tentou afastar o desespero e resolveu sair para procurar o seu marido. Ela encontrou a urna com o seu corpo na casa do rei da Babilônia. Isis teria voltado para o Egito com a urna. Em uma noite em que Isis deixou a urna sem ninguém para vigiá-la, Seth teria roubado para cortar o corpo do seu irmão em pedaços. E arremessou -os ao Nilo.

Isis, então, se reuniu com sua irmã Néftis, que também era esposa de Seth, mas não concordava com suas atitudes. Juntas, elas recuperaram todos os pedaços do corpo de Osíris. Isis conseguira trazer seu marido de volta a vida por meio de magia e, juntos tiveram um filho chamado Hórus.

Qual o significado da Deusa Isis?

Deusa do amor e da magia, filha primogênita do deus da Terra, Geb, com a deusa do céu a a mãe dos deuses, Nut. Casada com o próprio irmão Osíres e mãe de Hórus, que era o deus dos céus. É a deusa maior do princípio feminino. A deusa Isis é a representante do amor maternal, da fertilidade, protetora de todos, principalmente dos escravos, dos artesãos, dos pescadores e todos os oprimidos, como um símbolo da simplicidade.

Símbolos da Deusa Isis

Os símbolos da deusa Isis são o ganso selvagem, as asas abertas e ankh.

Tatuagem

A tatuagem da deusa Isis representa a essência materna, e também a esposa perfeita. É venerada por zelar e proteger os mais oprimidos, homens e mulheres, principalmente os mais pobres, os pescadores, escravos, e etc.

O que significa sonhar com a Deusa Isis?

pintura da deusa isis

Não há relatos do que significa sonhar com a deusa Isis. Pois cada sonho acontece em um contexto diferente.

Curiosidades

Vejamos abaixo alguns dos muitos títulos da deusa Isis:

  • Aquela que procura justiça para os pobres;
  • Aquela que conhece o órfão;
  • Aquela que procura abrigo para as pessoas fracas;
  • Aquela que dá origem ao Céu e à Terra;
  • Aquela que conhece a aranha viúva;
  • Aquela que é Todos;
  • A mais brilhante no firmamento;
  • Rainha do Céu;
  • Senhora das Culturas Verdejantes;
  • Mãe dos Deuses;
  • Senhora da Casa da Vida;
  • Doadora da Luz do Céu;
  • Grande Senhora da Magia;
  • Lua brilhante sobre o Mar;
  • Aquela que sabe fazer o uso correto do Coração,
  • Senhora das Palavras de Poder.