Deusa da Justiça – Quem é? Qual Sua Origem? Ela é Grega ou Romana?

A Justiça significa algo que é correto e justo. Ela deve aplicada para todas as pessoas igualmente. O senso de justiça é tão importante para os seres humanos, que foi criada até mesmo uma Deusa da Justiça.

Vale saber que, etimologicamente, o termo justiça deriva do latim “justitia”. Trata-se de um princípio primordial e básico, que tem a função de manter a ordem dentro de uma sociedade, preservando os direitos dos cidadãos e cobrando os seus deveres.

Quem é a Deusa da justiça?

A Deusa THemis é considerada a deusa da justiça. Ela faz parte da Mitologia Grega. Sua figura é representada por uma mulher que segura uma espécie de cetro em uma das mãos e em outra, uma balança – representando a justiça. Seus olhos podem aparecer vendados.

Qual a sua origem?

De acordo com a Mitologia Grega, Themis é filha do Céu e da Terra. Ou, então, pode ser considerada filha de Iteia e Urano. Themis é a irmã mais velha de Saturno e também tia de Júpiter (Zeus).


O significado do nome Themis vem do termo: “aquela que é posta, colocada“.  Themis carrega com ela uma balança, com a qual é capaz de equilibrar a razão e o julgamento.

Diz a lenda que a Deusa Themis teria criado diversas leis divinas, que regem, até hoje, o Universo e as ações dos seres humanos. Themis pode ser resumida em três importantes funções e aspectos:

  • Deusa da ordem natural das coisas
  • Deusa da ordem moral da sociedade
  • Deusa das profecias.

A Deusa Themis cumpre realmente o papel de um juiz, porém, equilibra e julga os seres humanos com o sentimento de compaixão – fato que não é levado em consideração na justiça comum dos homens. Themis visa assegurar uma organização de poder, que proporciona limites justos. A Deusa ainda incentiva os seres humanos a assumir a responsabilidade pelas suas atitudes.

De acordo com a lenda grega, Themis ainda queria resguardar a sua  virgindade, porém Zeus a desposou. Da união, a Deusa Themis passou a ter três filhas, que significam: a Lei, a Paz e a Equidade.

uma estatua da Deusa da Justiça

Origem de Themis – Parte 2

Alguns ainda consideram que a Deusa Themis é mãe das Parcas e das Horas. No Olimpo, a Deusa Themis aparece sentada ao lado do trono de Zeus. A Deusa ajudaria o Deus com suas ponderações sobre as coisas, sempre usando de muito amor e muita prudência, para não cometer possíveis injustiças.

Outro atributo da Deusa Themis é que ela era considerada uma mulher extremamente bonita. Além disso, possuía muita dignidade e poder de atração.

Uma das provas de sua inigualável beleza é que Zeus vivia perseguindo a deusa, com o objetivo de desposá-la.

Apesar de tudo, a Deusa Themis ainda contava, no Olimpo, com adversários. Um deles era Ares – o Deus da Guerra. Ares possuía uma atração extrema por violência e sangue e não tinha limites para realizar as suas vontades.

A Deusa Themis não era exatamente contra a guerra. Porém, a Deusa tinha como preceito agir de acordo com os motivos de uma ordem natural. E as guerras, para ela,não faziam parte de uma ordem natural, já que a humanidade perderia diversas vidas humanas.

Origem de Themis – Parte 3

Já no seus papel de mãe, A Deusa Themis era dotada de muitas qualidades. Era uma mãe que orientava os seus filhos sobre o que era certo e justo.

Em reuniões políticas realizada por Deuses no Olimpo, a Deusa Themis se manifestava sempre e mantinha a ordem nesses encontros, quando eles eram presididos por ela. As reuniões organizadas pela Deusa eram conhecidas pela seriedade com que aconteciam. A Deusa Themis procurava ser justa nesses encontros, dando a palavra a Deuses mais e menos importantes no Olimpo.

 Significado da Deusa da justiça

A Deusa Themis, deusa da justiça, pode ter sua figura representada por uma mulher com os olhos vendados, Isso significa que a justiça é imparcial, ou seja, ela não beneficia alguns e prejudica a outros. Os olhos vendados, então, fazem referência à imparcialidade das leis – que perante a ela todos somos iguais.

Themis também é representada por dois elementos importantes, que fazem menção à justiça. Em uma das mãos, Themis segura um cetro ou espada, que simboliza o poder de decisão.

Já em outra de suas mãos, a Deusa Themis segura uma balança. O objeto simboliza a ponderação e o peso da justiça e de seus julgamentos.

A Deusa da justiça é romana ou grega?

Deusa da Justiça

A deusa da justiça é considerada a Deusa Themis. Tal personagem faz parte da Mitologia Grega, embora também fosse usada pelos romanos para representar o certo e a retidão das ações dos cidadãos da Antiga Roma.

Significado da tatuagem da Deusa da justiça

A tatuagem da Deusa Themis não é um desenho muito comum de se observar no corpo das pessoas. A maioria das pessoas que decidem, porém, imprimir o desenho da Deusa em seu corpo é ligada a justiça. São, por exemplos, advogados.

Vale ressaltar que se você tem a vontade de tatuar a Deusa Themis em seu corpo, você deve pesquisar muito sobre quem fará a tatuagem em você. Isso porque tatuagem de pessoas são os tipos de desenhos mais difíceis para um tatuador fazer. Já pensou ficar com uma tatuagem mal-feita no corpo para sempre?

Por isso, não economize tempo. Opte por tatuadores experientes em tatuar pessoas. Pesquise também profissionais indicados, cujo trabalho você conferiu nas pessoas tatuadas por ele.

Tatuagens são para sempre. Também não se esqueça de dimensionar o tamanho da tatuagem da Deusa Themis e o local onde você pretende fazer essa tatuagem. Tudo é válido para obter um resultado satisfatório em seu corpo, não é mesmo?

Onde comprar uma estátua dela?

Você está procurando uma estátua da Deusa Themis? Você pode encontrá-la, por exemplo, em lojas especializadas em livros e materiais sobre Direito. Também pode encontrá-las em lojas especializadas em estátuas em geral.

Estabelecimentos dentro ou perto de Universidades, que tem o curso de Direito, ainda pode ser locais onde você encontra a estátua da Deusa Themis.

Pergunta dos leitores

Qual o nome da Deusa da justiça?

O nome da Deusa da justiça, como já mencionado, é Themis.