A figura do cupido é conhecida por praticamente todas as pessoas, não é mesmo? Sua figura é representada por um garoto com asas, que segura em suas mãos um arco e uma flecha, para acertar o coração das pessoas.
Qual o seu significado?
O Cupido trata-se de uma das principais simbologias da paixão e do amor. Ele é representado por um garoto romano alado, munido do arco e da flecha do amor.
Para a Mitologia Grega, ele representa o Deus Eros. De acordo com essa cultura, ele seria filho de Vênus – a Deusa do amor e da beleza – e de Mercúrio – Deus mensageiro.
Por algumas vezes, ele é representado por um garoto bastante brincalhão. Ele dispararia a sua flecha de forma indiscriminada, fazendo com que as pessoas se apaixonassem. Porém, em praticamente todas as culturas, o cupido é associado sempre como uma figura feliz, positiva e do bem.
A beleza e a delicadeza da figura dele simbolizam a própria doçura do amor. De acordo com a Mitologia Grega, ele teria sentido uma grande paixão por Psique.
O cupido ainda é o símbolo do Dia dos Namorados – comemorado todo dia 12 de junho, no Brasil. E, também, símbolo do Dia de São Valentim, celebrado no dia 14 de fevereiro por diversos países, sobretudo, nos Estados Unidos.
Qual a história dele com psique?
A história do Cupido e Psique se trata de um lindo conto sobre o amor, embora algumas pessoas não conheçam.
Conta-se que existia uma linda moça de nome Psiquê, que era também a mais bela entre as suas irmãs. As irmãs de Psiquê já estavam casadas e seus pais ficavam preocupados que Psiquê era única filha solteira.
Assim, seus pais tomaram a decisão de conversar com os Deuses. Os Deuses, então, disseram que para resolver a situação seria preciso levar Psiquê até algum vale, que ali um monstro a levaria embora para se casar.
Chegado o dia de cumprir as recomendações dos deuses, seus pais vestiram Psiquê de noiva e a levaram até o vale abandonado. Nesse momento, a deusa Vênus ficou sabendo que os homens consideram Psiquê mais bonita do que ela. Vênus, então, ordenou a seu filho – o Cupido – fazer com que a garota se apaixonasse por ele e abandonasse em seguida.
Ele cumpriu as ordens de sua mãe. Psiquê apaixonou-se pelo Cupido, porém, não podia ver o seu rosto.
Passadas algumas semanas, Psiquê tornou-se muito triste e pediu para que ele que pudesse visitar as suas irmãs. O cupido aceitou e chamou suas irmãs até o castelo em que a moça estava vivendo. Porém, as irmãs, ao chegarem ao local, sentiram muito ciúme de Psiquê e convenceram-a que ela exigisse ver o rosto de seu amado.
Durante a noite, Psiquê aguardou até que seu amado dormisse. Foi até o seu quarto levando azeite e uma lamparina. Quando ela viu o rosto de seu amado, ficou surpresa, pois se tratava dele. Porém, uma gota de azeite caiu sobre o seu amado, que acordou. Apavorada, a moça saiu do quarto.
A história do Cupido e Psique – parte 2
Assim, o Cupido – conforme as ordens da Deusa Vênus – abandonou Psique. No dia seguinte, porém, a moça ficou sabendo que seu amado que lhe abandonara era filho de Vênus.
Psiquê, então, decidiu pedir a Vênus que deixasse ele voltar. Vênus, por sua vez, pediu a Psiquê que fizesse tudo o que ela mandasse.
Psiquê seguia todas as ordens de Vênus e teve o seu amado de volta. Eles viraram um só corpo e uma só alma e acabaram por gerarem um filho, chamado Prazer.
Querubim ou Cupido?
Embora as figuras de um Querubim e dele sejam bastante semelhantes, os dois personagens não se tratam do mesmo. O Cupido é um garoto alado, munido de arco e flecha.
Já o Querubim é um anjo que pertence a essa ordem celestial. Sua função é ser o mensageiro de Deus e transmitir sabedoria aos homens.
Curiosidades
Agora que você já conhece algumas histórias sobre a figura da criança, confira algumas curiosidades sobre ele:
- A origem vem da Antiguidade Clássica, mais precisamente da cultura greco-romana
- Na Grécia Antiga, ele era conhecido por Deus Eros
- No famoso livro “Mythologie Grecque”, ele é descrito como um homem jovem nu, de cabelos encaracolados e asas na cor dourada
- O termo Psique – nome da jovem por quem o Cupido se apaixonou – tem origem grega. Em português seu nome significa borboleta
Frases de Cupido
“Se a ociosidade fosse banida do mundo em breve desapareceriam as artes de Cupido.” – François Rabelais
“Meu cupido trabalha na NASA, e está perdido no espaço.” – Tati Bernardi
“Sou solteiro porque a anta do meu cupido usa uma metralhadora ao invés de arco e flecha e acaba matando os meus pretendentes.” – Reynaldo Araújo
“E o pior dos Anjos continua sendo o Cupido…” – Roni Alves
“Acho melhor acreditar que o cupido existe. É menos idiota que saber que eu mesmo escolhi as pessoas que gostei.” – Bruno Fontes
Pergunta dos leitores
O Cupido era um deus na mitologia grega?
Sim, para a Mitologia Greca o Cupido se tratava do Deus Eros. Era filho da deusa Vênus com o Deus Mercúrio.