Significado da Cruz – Qual Seu Conceito? Sua Origem e Diferentes Tipos!


O símbolo da cruz surgiu há muitos anos. É usada vários lugares do planeta e com um significado diferente em muitos deles. É um símbolo universal. A cruz  é uma figura geométrica, onde duas linhas se cruzam, formando um ângulo de 90º. Uma das linhas é feita na horizontal e a outra na vertical.

Existem vários tipos, como veremos mais adiante. Assim como também existem muitos significados diferentes. Para muitas pessoas, é um símbolo maldito. Para outros, Cristo não teria morrido em uma cruz. Para a grande maioria, porém, este é o símbolo da vitória de Jesus Cristo sobre a morte e sobre o pecado. Ela nos aproxima da fé e nos lembra sempre do poder Deus.

O que é uma Cruz?

cruz é um símbolo com 2 linhas que se cruzam próximo do topo. No sentido figurado, ela indica sofrimento e agonia. No cristianismo, aparece indicando a ressureição de Cristo, como um símbolo de fé e esperança, representando que Cristo está vivo. Também é o símbolo de uma organização chama cruz Vermelha, que é uma organização que protege a saúde das pessoas, procurando reduzir o sofrimento e respeitando os outros. Na heráldica, aparece em vários brasões, como por exemplo, na Cruz de Malta.

Tipos e variações

São vários os tipos. Na cruz latina, o traço horizontal é maior que o traço vertical. Na cruz grega, ambos os traços apresentam-se no mesmo comprimento. A cruz de Santo Antônio é no formato de T. E a cruz de Santo André tem a forma de X.


uma cruz

Significado e origem da Cruz cristã

No Império Romano, ela era usada como um instrumento para torturar e matar. Se aplicava a pena de morte para aqueles que eram condenados pelas autoridades. Os católicos se benzem por meio do sinal. No cristianismo, ela indica a morte e a ressureição de Jesus Cristo. É um dos símbolos mais importantes no cristianismo. O sacrifício feito por Cristo é o que garante aos pecadores o perdão dos seus pecados.

Significado da cruz de malta

Símbolo da Ordem de Malta, organização de cavaleiros cristãos, que teria surgido no século XI, durante as Cruzadas. É o mesmo símbolo presente no escudo de Vasco da Gama. Ela também representa o símbolo místico de Conde de Saint Germain. Conforme Sociedade Teosófica, a figura do conde representa o “mestre ascenso do sétimo raio”, de onde viria a chama violeta, que seria a força espiritual mais forte que existe.

Significado da Cruz grega

Ela contém os dois traços no mesmo tamanho. Ela representa o equilíbrio entre a matéria e o espírito, o divino e o terreno, entre o masculino e o feminino. Ela indica a união e a harmonia entre os opostos. A estrutura é quadrada, contendo os 4 braços no mesmo tamanho.

Apesar de ser denominada grega, nesse formato de representação, foi encontrada em regiões primitivas na América Central, por arqueólogos. Ela já era usada há muito tempo pelos romanos e pelos gregos. Ela está presente até mesmo em certos tipos de manuscritos do período medieval. A cruza grega é muito usada como referência à religiosidade e à espiritualidade.

Significado da Cruz latina

uma cruz em um monte

A cruz latina representa a Religião Cristã. É a forma mais comum. Ela representa o sacrifício que Jesus Cristo fez para libertar a todos do pecado. Indica também a sua ressurreição, a vida eterna e a vitória diante da morte. É o símbolo religioso mais conhecido no cristianismo.

Sinal de fé, de sofrimento, e de vitória. Também representa a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus Cristo converteu o sofrimento e misericórdia, salvação e vida eterna. A cruz latina representa a reconciliação do cristão com Cristo, com os nossos semelhantes e com nós mesmos.

Pergunta dos leitores

Qual o significado para os católicos e evangélicos?

Os católicos fazem o sinal como uma maneira de demonstrar a fé em um Cristo ressuscitado. E também como uma forma de se benzer diante do poder que representa.

Os evangélicos não fazem o sinal por não conter na bíblia nenhuma passagem ordenando que seja feito. Para os evangélicos, Jesus Cristo não foi crucificado. Para eles, ela tem origem pagã.

A Cruz é um símbolo?

Sim. É um dos símbolos cristãos mais usados por diversas religiões, principalmente pela religião católica. De acordo com a Encyclopedia Britânica, a cruz é “o principal símbolo da religião cristã”. Ela representa a morte e a ressureição de Cristo, representa o perdão e a misericórdia, e também a remissão de nossos pecados. Por isso, ela se tornou um símbolo tão importante, e tão usado, nos dia a dia dos cristãos.