Cruz de Malta – Significado, Símbolo, Origem, Tatuagens da Cruz de Malta

Existem diversos símbolos hoje em dia cujo significado não é conhecido ou ainda não é bem claro para algumas pessoas. A Cruz de Malta é um exemplo disso. Esse símbolo antigo é confundido por muitas pessoas com outros semelhantes assim, tendo seu verdadeiro significado distorcido.

Então, para saber um pouco mais sobre a Cruz de Malta, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ela. Vamos lá?!

O que é Cruz de malta?

A Amalfi, como também é conhecida a cruz de malta, nada mais é do que um símbolo associado à Ordem dos Cavaleiros de Malta, ou Cavaleiros Hopitalários. Por consequência disso, é ligada também à ilha de Malta. O símbolo também é utilizado pelo Clube de Regatas Vasco da Gama.

Para quem não sabe, esse símbolo tem oito pontas que possuem o formato de 4 V’s, sendo eles se unem no vértice. Suas pontas se propagam de forma simétrica.


O desenho da Cruz de Malta é baseado nas cruzes que foram utilizadas na Primeira Cruzada. Atualmente, ela é utilizada como símbolo de uma república italiana do século XI chamada Amalfi.

Significado da Cruz de malta

A Cruz, como já foi dito anteriormente, possui 4 braços com 2 pontas cada, totalizando 8 pontas. No século XV, quando surgiu, ela ainda não era denominada Cruz de Malta. No entanto, seu significado já era algo muito importante.

Isso porque essas 8 pontas serviam para representar as oito terras de origem ou também uma divisão da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários, que era:

  1. Auvergne
  2. Provence
  3. França
  4. Aragão
  5. Castela e Portugal
  6. Itália
  7. Baviere (Alemanha)
  8. Inglaterra (com Escócia e Irlanda)

Mais do que isso, os 8 pontos também simbolizam as oito aspirações ou obrigações de um cavaleiro, que são:

  1. Viver na verdadeDesenho da Cruz de Malta
  2. Ter fé
  3. Arrepender-se dos pecados
  4. Dar prova de humildade
  5. Amar a justiça
  6. Ser misericordioso
  7. Ser sincero e incondicional
  8. Suportar a perseguição

Já a Ordem de São João e a Venerável Ordem de São João, ensinam que os 8 pontos simbolizam 8 bem-aventuranças:

  1. Observador
  2. Delicado
  3. Engenhoso
  4. Destreza
  5. Clareza
  6. Discriminação
  7. Perseverante
  8. Simpático

No entanto, vale lembrar que a Cruz de Malta segue sendo o símbolo da Ordem de São Joao e suas ordens aliadas, bem como da Soberana Militar de Malta. Já na Austrália, o símbolo representa o estado de Queensland.

Origem da Cruz de malta

Quando os cavaleiros estavam em Malta, por volta do século XVI, o desenho que hoje é conhecido como Cruz de Malta se tornou um símbolo associado à ilha. Já os primeiros registros da Cruz de Malta aparecem em moedas de cobre do Grão-Mestre Jean Parisot de la Vallette. Essas moedas são datadas de 1567.

O símbolo ainda foi estampado em 2 mil moedas da velha moeda de Malta. No entanto, agora, ele está presente na parte posterior das moedas de 2 euros que foram lançadas em 2008.

Cruzes similares

A Cruz de Malta foi adaptada para diversos e diferentes usos. Isso ocorreu na cruz de São Lázaro e também na bandeira de Futuna e Wallis. Uma cruz bem parecida também é utilizada pelos Veterano de Guerras Estrangeiras.

Já uma variação da Cruz de Malta que continha apenas 3 braços ou invés de 4, foi utilizada como símbolo de funil da Linha Atlantic Hamburgo. Seus sucessores, a Linha Atlantic alemão e Hanseatic Tours também a utilizaram.

Já a Ordem de São Jorge e São Miguel, na Grã-Bretanha, utiliza uma variação da cruz de mata. No entanto, nesse caso ela possui sete pontas e é conhecida como asterisco Maltese.

Além disso, existem outros símbolos bastante similares em forma que não devem de forma alguma serem confundidos com a Cruz de Malta. Alguns deles que podem ser citados é a Cruz de Ferro e a Cruz de George.

Usos modernos

Atualmente, a Cruz de Malta é utilizada para diversas finalidades que podem ser bastante variadas, veja a seguir:

  • Aviação: usada em contraste com um ícone que parece um relâmpago, ajuda a correção da aproximação final em instrumento não precisa.
  • Austrália: usada no brasão, emblema e bandeira do estado de Queensland. Usado também pelo serviço de ambulância e a polícia local.
  • Áustria: usada em duas das mais altas condecorações.
  • Bélgica: a Cruz de Malta faz parte de duas ordens do país.
  • República Checa: usada no seu brasão de armas. Aparece também em brasões de cidades e vilarejos do local.
  • França: é usada com símbolo dos protestantes, em um clube de futebol e também em diversos brasões de comunas francesas.
  • Alemanha: usada também em serviços de ambulância, emblemas e brasões de diversos distritos da cidade.
  • Índia: símbolo de duas marcas de rifles.
  • Itália: conhecida como Cruz de Amalfi, é usada no brasão da marinha nacional de quatro ex-republicas marítimas.
  • Malta: é o símbolo nacional de Malta. Aparee na bandeira, em moedas de euro maltesas e na Air Malta, companhia aérea local.
  • Holanda: a cruz de malta é utilizada pelas 3 maiores ordens reais de mérito.

Além disso, a Cruz de Malta ainda é utilizada em brasões, símbolos de empresas, símbolo militar e diversas outras finalidades em muitos outros locais, tais como Noruega, Filipinas, Polónia, Espanha, Suécia, Suíça, Portugal, Reino Unido e até mesmo nos Estados Unidos.

Tatuagem Cruz de maltaTatuagem de Cruz de malta

Na maioria dos seus usos, a Cruz de Malta tem ligação com a bravura e a coragem de cavaleiros de Malta. Isso porque eles usavam a mesma em nas suas insígnias militares. Isso porque servia para representar sua bravura, fé, forma e compromisso.

Justamente por isso é que ela é tão amplamente utilizada, pois possui muito significado. E como não poderia ser diferente, a Cruz de Malta é utilizada também em tatuagens feitas pelo mundo inteiro. No entanto, no Brasil, um dos maiores motivos para que se faça uma tatuagem com esse símbolo é o Clube de Regatas Vasco da cama.

Pergunta dos leitores

A Cruz de malta era um símbolo nazista?

Muitas vezes o formato da Cruz de Malta faz com que ela seja associada à Cruz de Ferro. Como já foi dito antes, isso é um erro. A Cruz de Ferro sim foi utilizada pelos nazistas no decorrer da Segunda Guerra Mundial. No entanto, a Cruz de Malta nunca teve qualquer relação com o nazismo. Por isso, ela não é e nunca foi um símbolo nazista.

Os templários usavam a cruz de malta?

A Cruz de Portugal ou Cruz da Ordem de Cristo é um símbolo histórico da Ordem dos Cavaleiros de Cristo. Desde então ela se tornou também um símbolo de Portugal, diversificando sua aplicação em vela de naus, navio da marinha e etc.

No Brasil, é comum que haja uma confusão entre esta crua e a Cruz de Malta. No entanto, não são a mesma e não devem ser confundidas.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a cruz de Malta, sua origem, diferentes usos e diversos detalhes e curiosidades sobre a mesma. Aproveite essas informações.