Você Conhece a Cruz de Ansata? Descubra a Sua Origem e Significado!

Você conhece a Cruz de Ansata? Embora muito importante para diversas culturas e religiões, o símbolo não é realmente tão popular como outros.

A Cruz Ansata trata-se de um símbolo sagrado e apresenta um formato ovalado. Possui ainda um laço fechado na sua ponta superior. Seus significados mudam de acordo com a religião, cultura ou seita que a adota como símbolo.

O que é a Cruz de Ansata?

A Cruz de ansata – chamada também de cruz Ankh ou apenas ankh​ – trata-se de um símbolo considerado sagrado para diversas religiões e culturas. Ainda é conhecida como Cruz Egípcia, em razão de sua origem.

O símbolo era uma antiga figura enigmática que, para o povo egípcio, simbolizada a vida e a eternidade. A Cruz de ansata também foi usada por faraós e nobres, com o objetivo de obter proteção.


Qual a sua origem?

Não há uma origem exata para a criação da Cruz de ansata. Uma das teorias mais aceitas é que ela teria surgido durante a Quinta Dinastia. Em relação ao seu significado, também há diversas possibilidades. Algumas culturas, por exemplo, enxergam na Cruz de ansata um símbolo de ressurreição.

Outras correntes já consideram que a Cruz de ansata teria uma simbologia satânica. Assim, teria sido criada para ser usada em cultos de magia negra. Porém, essa teoria é adotada por movimentos que não possuem muito conhecimento sobre a história do símbolo.

No livro “The Quick and the Dead” (2004), de Andrew H. Gordon e Calvin W. Schwabe, especula-seque o símbolo foi baseado na cultura da criação de gados no antigo Egito. Essa teoria, ligada à crença egípcia, teria como explicação o fato de que o sêmen estava localizado na coluna vertebral do animal.

Portanto, o Ankh (o símbolo da vida) seria a vértebra do tórax do touro – se observada sob corte transversal. O Djed (o símbolo da estabilidade) representaria a coluna vertebral do gado. E o Was (o símbolo do poder e dominação) se referiria ao órgão genital seco do touro. A cruz ainda simbolizaria a deusa Wosret ou Wasret.

um pingente de Cruz de Ansata

Origem da Cruz de ansata – Parte 2

Mesmo tento sua origem no Antigo Egito, com o passar da história, a Cruz de ansata passou a ser usada por variadas culturas. O símbolo continuou sendo popular, mesmo com a expansão do cristianismo, a partir do século III.

Alguns acreditam que os egípcios convertidos ao Cristianismo tornaram-se conhecidos como “Cristãos Cópticos”. Assim, a Cruz de ansata, devido à sua semelhança com a cruz cristã, permaneceu como um dos principais símbolos. Porém, recebeu o  nome de “Cruz Cóptica”.

Já no final do século XIX, a Cruz foi adotada por movimentos ocultistas que se popularizavam. Também passou a ser usada por movimentos esotéricos. Além de ser adotada por tribos de hippies, no fim da década de 1960.

Foi usada também por bruxos contemporâneos, sendo parte de rituais para a fertilidade, a saúde e a divinação. Representava um amuleto de proteção.

A Cruz de ansata ainda chegou a ser incluída nos símbolos da Ordem Rosa Cruz. Nesse movimento, representava o encontro do reino do céu e da terra. Ainda era utilizada em outras ocasiões. Ocasiões estas vinculadas ao vampirismo. Assim, atribuía-se à cruz uma simbologia de imortalidade e vida longa.

O símbolo ainda pode ser encontrado em outras culturas. Por exemplo, fazendo alusão à nascente e ao poente do Sol – o que refere-se ao ciclo da natureza. Outras culturas também utilizavam-se da Cruz de ansata pendurada em locais do corpo. Isso para atrair a proteção dos deuses egípcios.

Significado da Cruz de Ansata

Muitos são os significados atribuídos a Cruz de Ansata. Sua simbologia pode mudar de acordo com a religião ou cultura que a utiliza.

A Cruz Ansata tem uma forma oval, contendo uma alça fechada na sua ponta vertical de cima. Para muitas religiões e culturas. ela é o  símbolo da união entre o feminino e o masculino – em razão de suas pontas que formam um corão. Também está ligada a união de opostos em geral e a vida em sua totalidade.

A Cruz Ansata – também conhecida como cruz com um laço – ainda refere-se, em algumas culturas, à junção da cruz ovalada de Ísis, que é a uma Deusa grega da magia e da fertilidade, com a cruz de Tao de Osíris, Deus grego do além e da natureza. A junção dos símbolos representariam a vida e a unidade essencial.

Já na seita Wicca, a Cruz é usada como um amuleto. O símbolo faz referência à fertilidade, à imortalidade, à proteção e à reencarnação. Muitos adeptos da seita usam a Cruz de Ansata em rituais, como um símbolo que traz a fertilidade e a boa saúde.

A Cruz de Ansata também é adotada no ocultismo e na alquimia. Nessas seitas, a Cruz de Ansata representa o caminho da vida e faz referência a transformação do ser humano. Já os cristãos chegaram também a adotar a cruz, mas com o nome de “cruz cóptica”.

Vale ressaltar que a Cruz de Ansata é, muitas vezes, confundida com a cruz satânica, que é usada pela magia negra.

Significado na maçonaria

uma Cruz de Ansata

A Cruz de Ansata é também um símbolo usado na maçonaria. Dizem que a Cruz de Ansata é utilizada para simbolizar o processo de evolução dos novos maçons, desde a iniciação deles. Essa evolução é uma espécie de caminho onde o novo adepto ao grupo busca pela transformação e pelo seu equilíbrio, obtidos por meio da morte.

O novo maçon é transformado para melhor, aderindo a uma nova vida. Assim, a Cruz de Ansata é muito importante para a Maçonaria, além de ser utilizada também na Rosa Cruz.

Cruz de Ansata é um simbolo satânico?

Algumas pessoas com pouco conhecimento sobre a história da Cruz de Ansata afirmam que o símbolo foi criado por movimentos satânicos, sendo usado em seus rituais. Tal fato, porém, não é comprovado.

Alguns acreditam que a Cruz é, erroneamente, ligada ao satanismo por se parecer com outro símbolo adotado por essa seita e pela magia negra.

Onde comprar a Cruz de Ansata?

A Cruz de Ansata pode ser comprada em lojas especializadas em produtos esotéricos. Também é fácil de encontrá-la em lojas virtuais, na internet.

Tatuagem

A Cruz de Ansata não é uma tatuagem muito comum. Geralmente, quem imprime esse simbolo em seu corpo é adepto de alguma religião e cultura que usa a Cruz de Ansata como símbolo.

As tatuagens de Cruz de Ansata, em geral, são tatuadas em tamanhos pequenos e em locais do corpo como punhos, ombros, pés e outros. Pode aparecer tatuada apenas em preto ou colorida.

Se você está pensando em tatuar a Cruz de Ansata em seu corpo, recomenda-se adquirir o desenho original do símbolo e escolher um bom profissional. Isso porque a figura Cruz de Ansata possui detalhes e um bom tatuador poderá oferecer a você um bom resultado.