Significado do Crucifixo: Qual Sua Origem? Suas Variações e Simbologias!

O crucifixo é um dos símbolos mais conhecidos e usados ao redor do mundo. No cristianismo, ele tem um significado muito importante. Representa o sacrifício, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. O crucifixo é diferente da cruz que muitas correntes cristãs usam.

Ele representa Jesus na cruz, também chamada de Cruz Episcopal ou então Patricarcal. Na travessa superior menor, há uma tabuleta fixada escrito I.N.R.I. Significa lesus Nazarenus Rex ludaeorum, ou seja, Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus.

Simbologia do Crucifixo

O crucifixo é um dos símbolos mais importantes do cristianismo. Ele representa a cruz onde Jesus foi sacrificado, pagando pelos pecados de todos nós.

Origem do seu uso

O uso do crucifixo pelos cristãos teve início após a crucificação de Jesus Cristo. Era comum, naquela época, os seguidores de Jesus serem perseguidos. Por isso, como forma de organização, para se reunirem e terem como se identificar como cristãos, eles usavam um símbolo, que era o crucifixo e o desenho de um peixe.


um Crucifixo de madeira na montanha

Qual o significado do Crucifixo para os católicos?

O crucifixo está presente nas igrejas católicas como uma maneira de não deixar cair no esquecimento o sacrifício que Jesus fez por nós. O crucifixo também nos remete às nossas culpas e pecados, é sinal de renúncia de si mesmo para seguir Jesus, sinal de virtude.

Significado do colar no pescoço

Usar um crucifixo no pescoço, para os cristãos, é sinal de proteção, boa sorte. É a expressão da fé cristão de que Deus foi crucificado na cruz, mas está vivo.

Qual o significado do Crucifixo invertido ou inclinado?

A cruz invertida é um símbolo que representa a cruz de São Pedro. Ele era um dos apóstolos de Jesus, e foi também o primeiro bispo de Roma. Ele foi responsável por governar a igreja católica em Jerusalém por cerca de 10 anos. Em 42 d.C., na cidade de Roma, ele fundou a igreja. São Pedro foi considerado cúmplice, incentivando a cidade de Roma. Por isso, Nero, o imperador de Roma, mandou que o prendessem e o crucificassem.

No entanto, momentos antes de sua crucificação, ele pediu para que o crucificassem de cabeça para baixo, e disse a seguinte frase: “Não sou digno de morrer como meu mestre Jesus”. O ato passou a significar amor, humildade e respeito. Ele teve o seu pedido atendido, fazendo com que a cruz invertida ficasse conhecida como cruz de São Pedro.

Há também quem acredite que a cruz invertida represente um símbolo satanista medieval, pois os seus dogmas são avessos ao cristianismo. Por isso, várias seitas satânicas usam a cruz invertida como o símbolo do anticristo, sendo uma representação das forças malignas, e negando os dogmas do cristianismo.

Variações de Crucifixos

Crucifixo de ouro

Existem vários tipos de cruz, e cada um carrega um significado diferente. Confira:

  • Cruz simples: essa cruz possui os 4 braços na mesma proporção. Representa a união dos opostos. É também conhecida como cruz grega.
  • Cruz de Santo Antônio (Tau): essa cruz reproduz a letra grega Tau. Existem algumas representações para ela, como o martelo de duas cabeças, representando que aquele que faz cumprir a lei divina. Também representa a haste que Moisés usou no deserto para levantar a serpente. Vários a consideram a cruz do Antigo Testamento, a cruz da profecia.
  • Cruz Ansata: considerado um dos símbolos mais importantes da cultura egípcia. Um hieróglifo que representa a vida eterna e regeneração. Alguns dizem que ela também representa a figura de um homem, em que o círculo seria a cabeça, o eixo vertical o corpo, e o eixo horizontal seria os braços.
  • Cruz de Jerusalém: é o conjunto de 5 cruzes, com uma cruz principal ao centro representando a lei do Antigo Testamento. E mais 4 cruzes menores, que representam o cumprimento da lei no evangelho de Jesus Cristo.
  • Cruz de Malta: essa cruz possui 8 pontas, que representam as forças centrípetas do espírito e também a regeneração. Emblema dos cavaleiros de São Jorge, que foram levados para a ilha de Malta pelos turcos.
  • Cruz de Santo André: a cruz tem uma forma diferenciada, pois Santo André teria pedido aos seus algozes que não o crucificassem como Jesus, por se considerar indigno.
  • Cruz do Calvário: ela é firmada sobre 3 degraus. Representa a subida de Jesus ao calvário. Nos remete à fé, amor e esperança.