Símbolo do Corvo – Qual o Seu Significado Espiritual? Atrai a Morte?

O Corvo trata-se de uma ave que pertence à família das Corvidaes. É uma ave de tamanho grande, que vive, em sua maioria, em regiões de clima temperado. O corvo vive em bandos e seus grupos contam com uma estrutura  hierárquica organizada e definida.

São ainda aves monogâmicas e onívoras. Assim, se alimentam de vegetais e pequenos animais invertebrados. Os corvos teriam surgido na Ásia. Porém, atualmente, habitam praticamente todas as regiões temperadas do planeta.

Além disso, são atribuídos diversos significados ao Corvo. Ele possui papel de destaque em diversas e diferentes culturas e religiões.

Qual o significado do Corvo?

O significado do Corvo varia de acordo com a cultura ou religião, como já mencionado. Para alguns, essa ave é sinal de mau agouro. Simboliza o azar, o mal presságio, a morte e a solidão.


Por outro lado, o corvo pode ter significado positivo em algumas culturas. A ave significa a cura, a sabedoria, a fertilidade, a astúcia e a esperança.

O corvo pode ainda estar ligado à magia, à bruxaria, aos processos de metamorfose e ao profano.

Significado Espiritual

um corvo com a boca aberta

Espiritualmente, o Corvo é um animal que se associa à magia e aos mistérios da vida. É considerada uma ave poderosa e dual – pois pode significar tanto coisas boas quanto coisas negativas.

O corvo espiritualmente pode, por exemplo, representar um animal que incentiva as ações e confere coragem às pessoas. Ainda pode significar prenúncios de sorte.

Por outro lado, o animal pode ser enxergado, espiritualmente, como um símbolo que representa a trapaça e a enganação.

Porém, quando o corvo escolhe alguém para guiar, ele auxilia muito essa pessoa. Ela desenvolve, através da proteção da ave, o poder da visão, da transformação e da conexão com a magia da vida.

Assim, espiritualmente, o corvo pode significar:

  • Os mistérios da vida
  • Os mistérios da criação
  • O destino
  • O poder da alquimia
  • A transformação pessoal
  • A inteligência
  • Perspectivas
  • Coragem
  • Audácia
  • Destemor
  • Capacidade de se adaptar a diferentes situações
  • A flexibilidade
  • Ações trapaceiras
  • Malícia
  • Poder de manipulação

O Corvo na mitologia

Para a Mitologia Grega, a ave é considerada um animal consagrado para o Deus Apolo – Deus da luz do Sol. Para os gregos, eles tinham a importante função de servirem de mensageiros dos deuses, possuindo, inclusive, poderes proféticos.

Assim, na Mitologia Grega, era um animal com aspecto positivo, que referia-se à luz. A ave ainda tinha o poder de impedir que a má sorte se concretizasse.

A figura do Corvo aparece, por exemplo, no o manuscrito Maia “Popol Vuh”. A ave simboliza, nessas escrituras, o mensageiro do Deus do trovão e dos relâmpados.

Para a Mitologia Grega, eles representava uma ave de cor branca. O Deus Apolo atribui à ave a missão de vigiar e guardar a sua amante. O Corvo, porém, descuidou de sua missão e a amante de Apolo o traiu. Como punição à ave, Apolo transformou o Corvo branco em um animal negro.

O que eram os corvos de Odin?

Os corvos de Odin fazem parte da cultura nórdica. Eram eles: Hugin e Munin. Todas as noites os corvos se sentavam ao lado do trono do rei Odin. As duas aves contavam tudo o que se passara no reino, eram, assim, verdadeiros mensageiros de Odin.

Os dois corvos tinham características diferentes, mas complementares. Segundo a lenda nórdica, Hugin representava o pensamento, o raciocínio lógico. Já Munin simboliza a memória.

Com isso, a lenda quer mostrar que o ser humano tem habilidades limitadas – já que Odin precisava de dois corvos para saber o que acontecia em seu reino.

Os dois corvos de Odin, Hugin e Munin, plainavam pelo mundo todo e tudo viam. Nas viagens, eles procuravam observar tudo o que acontecia, até os mínimos detalhes dos fatos. Isso era extremamente necessário, para que todas as informações fossem repassadas, depois, a Odin.

Vale ressaltar que, na lenda nórdica, Odin era cedo de um olho. Assim, os seus dois corvos: Hugin e Munin, supriam essa limitação.

Significado do Corvo na Bíblia

Os corvos aparecem algumas vezes nos trechos da Bíblia Sagrada. Por exemplo, em Gênesis a ave é citada pela primeira vez.

Os corvos também são citados quando as escrituras apontam que essas aves eram quem levavam alimentos ao profeta Elias. Deus avisará antes o profeta que as aves seriam responsáveis pelo seu sustento. Caso Elias não tivesse ciência desse fato, ele poderia facilmente ter se apavorado ao ver às aves, que tinham aspectos de seres do mal. Mas, ao contrário, elas é quem garantiriam a sua alimentação.

O trecho que Deus manda assegurarem o sustento e a alimentação de Elias pode ser visto em : ““… Eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem” (I Rs 17:4b).

Outro trecho da Bíblia também faz referência aos corvos, sendo que eles seriam as aves que atacavam os olhos dos animais doentes e pequeninos. O corvo também é citado na Bíblia como meio de explicar que a providência divina em relação às essas criaturas fizeram que elas vivessem como animais solitários, em locais escasso de alimentos. Por outro lado, os corvos sempre conseguiam uma forma de garantir a sua alimentação.

dois corvos na chuva

Tatuagem

As tatuagens de corvo não são muito comuns. Talvez isso aconteça devido aos vários significados negativos que ave representa.

Para tatuar no corpo é preciso coragem. Isso porque a pessoa pode passar a ser mal vista pelas demais, exatamente pelo corvo representar sinal de mau agouro.

Mas, se mesmo assim, a pessoa quiser tatuar a ave no corpo, recomenda-se optar por imprimi-la em um local onde ela possa ser coberta pelas roupas. Isso para evitar justamente julgamentos errados e injustos. Indica-se também não exagerar no tamanho da tatuagem de corvo e optar por dimensões mais discretas da ave.

Para tatuar no corpo é fundamental contar com um bom tatuador. Isso porque aves, em geral, costumam ser parecidas. Um tatuador pouco experiente ou sem muita destreza pode acabar tatuando um corvo que se pareça com qualquer outra ave – o que não é o objetivo de quem quer tatuar um corvo no corpo.

A pessoa não deve ter pressa. Deve estudar o tamanho e onde fará a tatuagem do corvo. Também não deve economizar tempo em buscar um tatuador experiente. Isso para que o resultado da tatuagem do corvo seja satisfatória.