Simbolismo da Coruja – Qual o Seu Significado? Afeta Nossos Sonhos?

A coruja é um ave de hábitos noturnos. Pertence às famílias das Titonídeas e Estrigídeas.

O animal também possui diversas simbologias místicas e espirituais.

Qual a simbologia da coruja?

Como mencionado, diversas simbologias são atribuídas à coruja. Algumas pessoas enxergam o animal com uma representação negativa. Atribuem à ave significados de azar, mau agouro, morte, bruxaria, entre outras coisas ruins.

A simbologia da coruja, porém, muda bastante de acordo com a cultura. A maioria delas, porém,  atribuem significados espirituais ao animal. Para os aborígenes australianos, por exemplo, a coruja simboliza a alma feminina.


Já para os astecas, o animal se referia ao “Deus dos Infernos”. Eles acreditavam que as corujas vinham à terra para devorar as almas enfraquecidas.

Na época medieval, na Europa, as corujas eram tidas como a presença bruxas disfarçadas. Muita gente, até hoje, associa a ave como guardiã de cemitérios e um animal que está ligado à morte.

Para a Mitologia Grega, ela era um dos símbolos da Deusa Atena – a deusa da justiça e da sabedoria. Atena possuía um mascote, que segundo a lenda, se tratava da ave. A coruja lhe revelava todos os segredos que rondavam a noite através de sua clarividência inspirada pela Lua.

Além disso, a Deusa Romana Minerva – deusa da sabedoria e das artes – era representada pela figura da ave. Na Mitologia Grega ainda, a ave representava Ascáfalo, que era filho de Aqueronte e da Ninfa Orfne. Ele era considerado o Deus dos Mortos e também tinha contatos com a ave.

Para os antigos nativos americanos, em razão de sua capacidade de enxergar durante a noite, era invocada como uma forma de oráculo do conhecimento. A ave, para eles, também tinha poderes de clarevidência – representados pelo conceito de que enquanto as pessoas dormem, esses animais tudo enxergam.

Já na cultura hindu, a deusa chamada “Lakshmi” – deusa da sabedoria e da prosperidade – também é representada pela figura da coruja. “Lakshmi” é representada por uma coruja branca.

uma Coruja na arvore

Qual o significado da coruja na bíblia

A coruja é citada na Bíblia como uma ave que representa o “mocho”. Também é tratada como um animal imundo para a alimentação. Isso porque as corujas se alimentariam de insetos, aves menores e roedores.

Em um dos Salmos, a Bíblia se refere à ela como uma solitária e aflita criatura, que habita locais desolados (Salmo 102:6). Por ser um animal solitário, de hábitos noturnos e que emite sons tristes, a Bíblia faz uma  associação da coruja com Edom e atribui a sua presença a casas abandonadas e em ruínas, como as da Babilônia.

Entretanto, nada há nas escrituras cristãs que se referem ao animal como algo de mau agouro. A coruja é, sim, mais uma das criaturas divinas e mantém o necessário equilíbrio ecológico do Planeta Terra. Elas se alimentam de roedores, para que esses tenham a sua reprodução devidamente controlada.

Aliás, as religiões cristãs são avessas a superstições em geral. Portanto, não poderia dar à coruja qualquer significado – seja positivo ou negativo.

No ocultismo e espiritismo

A coruja, no ocultismo, principalmente antigo, referia-se a uma simbologia de práticas de magia e das ciências ocultas. Muitos alquimistas medievais possuíam uma dessas aves em seus laboratórios de alquimia.

Para o espiritismo ela é considerada uma ave soberana. Ela remete ao mistério, à sabedoria, ao conhecimento e à inteligência. A coruja tem a capacidade de ver na escuridão, enxergando o que os outros não conseguem. Assim, simboliza também a reflexão.

Na mitologia grega

A coruja é um animal bastante presente na Mitologia Grega. Como já fora mencionado, a ave é uma das figuras associadas a Deusa Atena, que é a deusa da sabedoria e da justiça. Ela revelava à Deusa todos os segredos da noite, por meio de seu poder de clarividência.

A ave também está associada a Deusa Minerva, deusa das artes e da sabedoria. Na Mitologia Grega, Minerva é representada pelo animal. Ainda, a coruja está ligada a Ascáfalo – filho de Aqueronte e da Ninfa Orfne. Ascáfalo é considerado o Deus da Morte.

Coruja nos sonhos

uma coruja na grama

De acordo com os conhecimentos populares, ao contrário do que muita gente pode pensar, sonhar com ela é prenúncio de bons agouros. Sonhar com a ave significa que você terá muita sabedoria para alcançar o sucesso profissional.

Sonhar com a ave ainda pode significar que você receberá muitos conselhos bons, inteligentes e úteis. Também representa que você terá o discernimento suficiente para resolver qualquer eventual conflito que surja no seu dia a dia.

Tatuagem de coruja

A tatuagem dela não é um dos desenhos mais pedidos para os tatuadores. Provavelmente, isso ocorre pela ave estar ligada ao significado de mau agouro e morte. Porém, quem opta por desenhar em seu corpo o animal, possivelmente, não está preocupado com esses simbolismos atribuídos à ave.

Quem escolhe a coruja para ornamentar o seu corpo gosta do animal ou quer representar a sabedoria e o conhecimento também atrelados à figura dessa ave de rapina. Vale saber que o desenho da coruja possui muitos detalhes.

Assim, se quiser fazer uma tatuagem do animal em seu corpo, não contrate qualquer profissional. Escolha um tatuador experiente e qualificado para ter um resultado que lhe agrade, afinal, uma tatuagem é para sempre.

Pergunta dos leitores

Uma coruja em cima do telhado pode significar algo?

Depende das crendices de uma pessoa. Algumas dizem que avistar uma coruja no telhado pode ser sinal de mau agouro ou mesmo de morte. Porém, nada dessas coisas podem realmente acontecer se você ver uma dessas aves no seu telhado.

Mesmo porque avistar esse animal do telhado é algo difícil de ocorrer. Isso porque as corujas ficam, em geral, acomodadas em árvores.