Tatuagem de Coruja Maori – Qual o Seu Significado? Qual Sua Origem?

A coruja maori se trata de um símbolo místico, que representa, a princípio, a alma e a sabedoria das mulheres. Porém, pode também ter outras simbologias.

O que são tatuagens maori?

Querendo fazer um a tatuagem maori? Para os Maoris, desenhar algum símbolo da cultura deles significa que a pessoa quer imprimir em si a sabedoria e a nobreza. Também busca uma boa posição social.

Culturalmente, quanto mais tatuagens do tipo maori um guerreiro possuía em seu corpo – assim como no seu rosto – mais poderoso e nobre seria ele. Assim, as tatuagens maoris simbolizam a história de vida de uma pessoa. Também representam a identidade pessoal de cada uma delas.

Por muitas vezes, em rituais de iniciação diversos, uma a tatuagem maori era desenhada no corpo da pessoa que passaria pela iniciação.


Também conhecidas como mokas, as tatuagens maori, que apresentam traços pertencentes à cultura maori, costumam ser muito apreciadas e populares pelas pessoas que gostam de tatuagens em geral.

Já a coruja maori – também chamada de coruja tribal – é um desenho mais escolhido pelas mulheres. Isso devido aos seus significados já mencionados. Normalmente, essas tatuagens são ricas em detalhes e traços. Por isso, recomenda-se realizá-las com profissionais tatuadores experientes – para se obter um bom resultado do desenho no corpo.

Podem ainda ser coloridas ou apenas pintadas ou sombreadas em preto.

uma tatuagem de coruja maori

Qual o significado da coruja maori?

Além de representar a alma e a sabedoria feminina, a coruja maori está ligada à cultura dos índios nativos da Nova Zelândia. Esses povos se tratam dos tangata whenua (linguagem Maori) – que, em português, tem o significado de “o povo da terra”.

Conta-se que os povos Maoris que viviam na Nova Zelândia desapareceram com a chegada de outros povos colonizadores. Assim, a cultura e as tradições dos Maoris foram transmitidas de geração a geração, de forma oral.

A coruja maori é muito rica em significados. Isso porque os povos Maoris viviam em um relacionamento íntimo com a natureza. Assim, diversas plantas e animais, como a coruja, eram parte de seus rituais e do próprio dia a dia.

Além da coruja maori, por exemplo, esses povos cultuavam o tubarão. Na cultura deles, essa fera do mar representava a soberania da espécie sobre os outros animais. Já a arraia era considerada um animal que representava a perfeição e a sabedoria.

Como fazer uma tatuagem de coruja maori?

A tatuagem da coruja maori pode ser feita de diversas formas, como já fora mencionado: colorida ou em preto. Os locais do corpo para desenhar essa figura também são variados. Você pode tatuar uma coruja maori, por exemplo, no ombro, costas, panturrilhas, pulso e outras regiões.

Como também já foi citado, a coruja maori é repleta de detalhes. Assim, você deve optar por fazer a tatuagem da coruja maori com um profissional tatuador experiente – para que o resultado saia como o esperado por você! Também pesquise bastante sobre desenhos antes de optar por um deles. Lembre-se de que tatuagens são desenhos que ficam para sempre em nosso corpo.

Outros símbolos em maori

uma coruja maori

Existem outros símbolo na cultura maori, além da coruja. A seguir, você confere outras figuras relacionadas a esse povo:

  • Estrelas: para a cultura maori, as estrelas representam proteção contra o mal. Elas ainda acompanhavam os guerreiros em suas batalhas para protegê-los. Muitas pessoas antigas da Nova Zelândia, por esses motivos, mantinham nas portas de suas casas decorações de estrelas e astros.
  • Tartaruga: esse animal, para a cultura maori, simboliza a família. Também se refere a calma e a longevidade.
  • Arraia: tem a simbologia, na cultura maori, de proteção e de sabedoria. Porém, em razão de seus ataques, também pode representar o perigo.
  • Tubarão: o animal faz referência a total soberania dele sobre o mundo animal em geral.
  • Deus Kahukura: Deus que simboliza a imortalidade do homem. Também é o Deus do arco-íris, que pode ser invocado em tempos de guerra. Ainda representa o caminho da terra para o céu.
  • Falcão: para a cultura maori, o falcão representa o Deus Maui, que tem a forma do animal. As penas da ave aparecem na cor castanha e um tanto queimadas. Diz a lenda maori que o Deus Maui teria pegado o fogo da Terra e, por isso, fora queimado pelas chamas.
  • Tumatauenga: também se trata de um Deus maori. Ele é chamado por meio da dança haka – representada por caretas e expressões que desafiam. Também pode ser invocado por gritos de guerra.

Pergunta dos leitores

Qual o significado da coruja maori para a polícia?

Diversas tatuagens têm significados para a polícia, representando, muita vezes, tipos de crimes cometidos por quem desenha determinada figura no corpo. No caso da coruja maori, porém, não há nenhum significado especial para a polícia.