Simbologia da Cor Preta – Significado Psicológico e Publicitário!

A cor preta trata-se da cor mais escura que existe. A cor é o resultado da falta total de luz. A cor ainda pode ser definida como o oposto do branco – coloração que combina todos os espectros de luz.

O preto é considerado uma cor acromática, ou seja, uma tonalidade que não possui matiz.

O preto ainda é uma cor para a qual são atribuídos diversos significados. Pode ser considerada até mesmo uma cor polêmica – justamente porque é obtida da ausência de luminosidade.

Qual o significado da cor preta?

Como já mencionado, muitos significados costumam ser dados a cor preta. Para algumas culturas ou mesmo pessoas, o preto representa a morte, o medo e a solidão. Significados nada agradáveis, não é?


Já para outros a cor preta representa o respeito, a sofisticação, o luxo e a elegância. Não é à toa que a grande parte das pessoas preferem roupas de cor preta. Como muitos dizem, peças pretas combinam com qualquer ocasião e cai bem em qualquer pessoa.

Para algumas culturas e seitas, a cor preta absorve toda a luz do ambiente. Assim, graças a essa cor temos a consciência de que a luz existe.

Já para algumas seitas, o preto se refere à tristeza e ao luto. Pessoas que se vestem sempre de preto, para essas seitas, atraem ausência de luz para sua vida ou até mesmo maus agouros.

O fato é que as cores costumam trazer diferentes e diversas sensações para cada pessoa. Algumas pessoas, por exemplo, podem considerar a coloração preta como tranquilidade e serenidade – ao contrário de muitas outras pessoas.

Vale ressaltar que a cor preta também é alvo de crendices e preconceitos. O gato preto, por exemplo, representa, para alguns, sinal de azar. Isso faz com que muito desses pobres animaizinhos sejam vítimas de violência.

A palavra preto vem do latim “pressus”. O termo refere-se a compreensão. Assim, podemos concluir que a cor preta não é tão maléfica, como muitas pessoas consideram…

um gato de cor preta olhando para cima

Significado do preto na psicologia

A psicologia estuda as cores por meio da maneira como o cérebro de cada pessoa identifica uma  tonalidade e as sensações que ela traz.

Na psicologia, geralmente, a cor preta está associada à sombra, à escuridão, à sujeira, ao vulgar. Também alguns pacientes submetidos à psicologia das cores costumam atribuir significados de tristeza, temor, saudade, dor e melancolia à cor preta.

Significado espiritual da cor preta

Como o preto é obtido por meio da ausência de luz, seu significado espiritual não é dos mais positivos. A maioria das correntes espirituais associam a cor preta a sentimentos de raiva, cólera, violência ou até mesmo ódio.

Alguns espiritualistas consideram que a cor preta carrega com ela uma energia de destruição. Chegam a afirmar que a cor pode levar alguém a destruição de si mesmo ou de seu planos e sonhos, por exemplo. Já no psiquismo, para essas pessoas, o preto está ligado a doenças físicas.

Porém, outras correntes espiritualistas têm uma visão diferente da cor preta. É o caso do tantrismo. Para ele, vestir-se totalmente de preto evita que energia de outras pessoas passem para quem sua essa cor.

Tanto que nas massagens tântricas, os terapeutas atendem as pessoas vestidos totalmente de preto. Isso para que possíveis energias ruins da pessoa atendida não passem para o terapeuta. O preto formaria uma espécie de barreira contra energias ruins.

O significado da cor preta na publicidade?

O uso adequado das cores é essencial na publicidade. A simbologia delas desperta poderes de atração referente à marca, vontade de comprar um produto, confiança no fabricante, diferenciação de outros produtos similares, etc.

A cor preta, no caso da publicidade, tem uma força incrível para chamar a atenção do público alvo. Produtos na cor preta despertam nas pessoas impressões de elegâncias e sofisticação, além de versatilidade. Afinal, preto combina com tudo, não é?

A cor também passa ao público consumidor, junto com a cor branca, conceitos minimalista de design.

Qual o significado de usar preto no ano novo?

uma rosa de cor preta

A cor predominante nas roupas usadas para a passagem de ano é a branca. Também são usadas tonalidades suaves de cores como o azul, rosa, amarelo. A cor preta dificilmente faz parte do modelito do ano ano – a não ser em pequenos detalhes.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, usar preto no ano novo não trará coisas negativas à pessoa. O preto se trata também da cor da decisão. A pessoa que usa preto no Ano Novo – algo extremamente raro – pode estar pensando em tomar diversas decisões no ano novo que entra.

Curiosidades

Agora que você conhece o significado do preto sob diversos pontos de vistas, confira algumas curiosidades interessantes sobre essa cor:

  • Alguns estudiosos afirmam, com certeza, de que o preto não se trata de uma cor. O preto representa, para eles, apenas a ausência de iluminação.
  • Em outros séculos, era proibido pintar coisas com a cor preta. Cores que tinham em sua composição o preto também eram vetadas, como o azul marinho, por exemplo.
  • A cor preta é a preferida pelas mulheres e homens. Pesquisas indicam que quanto mais jovem a pessoa, maior a sua predileção pela cor preta, principalmente em roupas. Os jovens não costumam atribuir significados a cor preta – muito menos a coisas negativas. Já as pessoas mais velhas associam o preto à morte.
  • Muito gatos pretos sofrem violência pelas ruas nas sexta-feiras 13 – o que é uma ignorância. Isso se dá devido à superstição que esses animais trazem azar nesta data.
  • Embora em muitos lugares o gato preto esteja associado ao azar, em outros países, como na Irlanda, na Escócia e no Japão, esses bichanos são símbolos de sorte.
  • Na Alemanha a boa energia da cor preta é levada a sério. Na lista telefônica do país, por exemplo, o sobrenome Schwarz (que significa preto) aparece quase 50 mil vezes.
  • Para muitas culturas o preto realmente não traz nada de negativo. A cor simboliza a estabilidade e a força.
  • A venda de carros pretos supera a venda de veículos de qualquer outra cor, em praticamente todos os lugares do mundo.
  • Quem pensa que existe apenas uma tonalidade de preto, está enganado. Existe um catálogo onde há cerca de 50 tons da cor. Entre eles estão: preto carvão, preto asfalto, preto nanquim, preto fumaça, etc.