Simbologia da Cor Branca – Significado Espiritual e Psicológico!

O mundo à nossa volta é feito de cores, afinal, tudo que nos rodeia tem cor, certo?! Uma dessas cores é a cor branca, conhecida mundialmente como a cor da paz.

Então, para saber um pouco mais sobre essa cor tão simbólica, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Qual o significado da cor branca?

De uma forma geral, a cor branca tem o significado de paz. Essa cor ainda é chamada de luz, pelo fato de refletir todas as demais cores do espectro. Ela é a única capaz de refletir todos os raios luminosos, dando mais clareza a um ambiente, por exemplo.

Quanto aos signos do zodíaco, aquele que está associado com a cor branca é o signo de câncer.


Quando aplicada na decoração, um ambiente de cor branca dá uma sensação de amplitude, maior frescor e uma ideia de calma. No entanto, quando utilizada em excesso, ela pode dar uma sensação de vazio, frieza e impessoalidade.

Justamente por isso é que ela deve ser utilizada com outras cores. Até porque a cor branca combina com qualquer outra.

Significado espiritual

A cor branca é conhecida como símbolo da paz e de espiritualidade, bem como da inocência e da pureza. Na cultura ocidental, ela está muito associada à alegria. Por outro lado, na cultura oriental, o branco é cor do luto e da morte, sendo associado à tristeza.

A cor branca também pode ser um símbolo do amor de Deus. A representação de que a pomba branca é da paz também traz esse sentido de tranquilidade à cor.

Essa é um a cor que sugere a libertação, a força e a luz que ilumina o lado espiritual e reestabelece o equilíbrio interior.

um pincel pintando com a cor branca

Significado na psicologia da cor branca

Segundo a psicologia das cores, o gosto de cada indivíduo por uma cor está diretamente relacionado com suas experiências pessoais, com sua educação e também com fatores culturais.

O mais interessante nisso tudo é eu existem estudos diversos sobre o tema. Eles conseguem explicar a reação das pessoas em relação a uma cor ou quais são aquelas mais apreciadas.

A cor branca, na maioria das vezes, possui uma conotação positiva. Isso quer dizer que normalmente é uma cor bem aceita e bastante apreciada. Veja o significado do branco segundo a psicologia das cores:

  • O branco é símbolo da pureza e da inocência
  • Pode significar o início ou a vontade de começar algo novo
  • Transmite honestidade e amplitude a um ambiente. Pode dar a sensação de cura, paz e tranquilidade
  • É uma cor associada com a perfeição
  • Uma gola branca na roupa, por exemplo, pode simbolizar status.

Significado da cor branca para as empresas

Com já foi dito, a cor branca está diretamente associada com ideias de pureza, virgindade, inocência, bondade e luz. Por isso é comumente associada como a cor da perfeição.

Na publicidade, a cor branca normalmente é associada com limpeza e frieza, visto que é a cor da neve. Em produtos, ela pode ser usada para transmitir a ideia de alta tecnologia.

Na promoção de produtos médicos, por exemplo, o branco é essência. Isso porque dá a ideia de segurança para esse tipo de produto.

O branco é uma cor muito associada também com hospitais, lembrando esterilidade. Também pode fazer lembrar a profissão de dentista e toda a prática medica, indicando limpeza e eficiência.

Sendo assim, a cor branca é excelente para empresas cujo tema tem relação com assepsia, limpeza, tecnologia ou produtos médicos.

O uso do branco no ano novo

Para quem não sabe, a moda de usar a cor branca para passar a virada do ano veio da África. Lá os praticantes da religião chamada candomblé deram início a essa tradição.

A ideia era usar a cor para representar a purificação espiritual. Depois disso, eles ainda iam até a praia e realizavam oferendas para Iemanjá. Essas oferendas eram realizadas com o pedido de sucesso para o novo ano que vinha chegando.

As pessoas que costumavam frequentar as praias nessa data achavam bonito o costume e passaram a adotar o branco também. Além disso, o hábito de pular as 7 ondas e ainda oferecer rosas também ficou.

Curiosidades

liquido branco

O que não faltam são curiosidades a respeito da cor branca. Aliás, será que o branco é mesmo uma cor? Pois bem, de acordo com a teoria óptica da física, se falamos no sistema cor / luz, o branco não é uma cor. Nesse sistema, o branco nada mais é do que a soma de todas as cores. Quando não se tem luz nenhuma, o que temos é o preto ou a escuridão.

Por outro lado, se estamos falando do sistema cor / pigmento o branco nada mais é do que a ausência de cor. Já o preto é a soma de todas as cores.

Como exemplo de sistema de cor / luz podemos ciar uma tela de computador e como exemplo de sistema cor / pigmento podemos citar tintas.

Agora, vamos ver mais algumas curiosidades sobre a cor branca:

  • Para os impressionistas, o branco era considerado uma “não cor”.
  • Não existe outra cor que seja produzida na quantidade da branca. Para um pintor o branco é a cor mais importante. Isso porque ela não pode ser feita a partir de outras cores.
  • O branco é considerado o início. Isso porque quando deus criou o mundo o comando dado foi “Faça-se a luz”.
  • Antigamente, as jovens iam aos bailes de debutante usando um vestido de cor branca. Isso significava o início de sua vida social.
  • Na história da criação segundo o hinduísmo, havia um mar de leite que é o primeiro alimento que o homem recebe e tem a cor branca.
  • O branco possui cerca de outros 67 nomes, tais como branco albino, branco gesso e outros.
  • Para os japoneses,  branco no casamento é a representação da quebra com a vida de solteiro e a origem de uma nova família.
  • Em estudos realizados utilizando placebo, o branco é que mais ameniza a dor.
  • O nosso país é um dos únicos nos quais as pessoas se vestem de branco na virada do ano.
  • Os esquimós podem usar até mais do que 17 palavras para designar o branco. Isso serve para falar sobre as condições da neve.

Pronto, agora você já abe um pouco mais sobre a cor branca e seus muitos e muitos significados. Aproveite essas informações!