Simbolismo do Cervo – Qual o Seu Significado Espiritual? E de Tatuagens?

O cervo, conhecidos também pelo nome de cervídeos ou veados, são animais pertencentes a família dos Cervidae goldfuss. São animais ruminantes. Estão espalhados por praticamente todos os continentes do planeta, com a exceção da Antártica e da Austrália. Destacam-se por apresentarem galhadas na cabeça no lugar de cornos.

Os cervos ainda são animais aos quais são atribuídos significados místicos.

Qual o significado do cervo?

O cervo representa a fecundidade, o renascimento e os ciclos do crescimento. Em virtude de sua galhada alta, o cervo ainda possui uma simbologia ligada à árvore da vida. O animal também pode fazer referência à força, ao temor e à velocidade das coisas.

Em algumas culturas, ele representa um animal que anuncia a chegada da luz. Ainda leva à claridade do dia e ao nascer do sol. O animal também pode representar a amplitude do cosmos e da espiritualidade – sendo uma espécie de mediador da terra e do céu.


Já em outras tradições, o animal é considerado solar e possui um aspecto do mal. Nesse caso, o cervo se relaciona com a seca, que sacrifica as pessoas pela falta da água. E para que chova é necessário sacrificar o animal.

Na mitologia grega, por exemplo, os cervos são animais conduzidos por rédeas de ouro pela deusa Artemis. Também Diana – a deusa da caça – fora diversas vezes representada com imagens onde ela era companhada por um cerco. O cervo ainda tem, na mitologia grega, um simbolismo de fervor sexual – assim sua imagem é relacionada aos deuses Adónis e à Afrodite.

Nas sagradas escrituras, o animal é associado à gazela. Os cervos, igualmente às gazelas, representam a rapidez, os saltos e a velocidade.O animal vive perfeitamente sozinho, por isso, por diversas vezes, sua imagem é usada para remeter a sentimentos de solidão, melancolia e prudência.

Algumas imagens revelam o cervo sendo atingido por uma flecha. E em sua boca, a presença de uma erva que poderia curar o animal do ataque.

diversos cervos na floresta

O significado espiritual para os chineses

Para a cultura chinesa, ele – devido a sua grande galhada – é um animal que representa diversas virtudes. Ele simboliza, por exemplo, a energia sexual, a prosperidade e a longevidade.

Os chineses ainda consideram que as galhadas dos cervos apresentam propriedades afrodisíacas. E quando arrastadas, simbolizam a imortalidade.

Significado no budismo

Na cultura budista, ele é representado por uma imagem feita em ouro. O animal refere-se ao próprio Buda. Ele representa aquele que tranquiliza as paixões e os desejos dos seres humanos, levando-os para o desapego e a iluminação espiritual.

Signo de cervo

O Cervo é considerado um signo na cultura xamânica. A figura do animal é orgulhosa, forte e elegante, porém, ele pode se tornar agressivo quando provocado. Essas são as características principais das pessoas do signo do cervo no xamanismo.

Pessoas do signo do cervo também costumam ser bastante habilidosas e encontram a sua segurança por meio de posses materiais.  Os pertencentes do signo do Cervo ainda são amistosos e apresentam grandes curiosidades e ambições intelectuais.

Porém, o signo pode se mostrar inconsistente, folgado e agitado – apesar da sua natureza versátil e vivaz. Pessoas do signo de cervo também gostam bastante de se comunicar e parecem estar sempre ligadas a tudo o que acontece ao seu redor.

O signo é mutável e inconstante no campo amoroso. Pessoas desse signo costumam se empolgar com alguém com a mesma facilidade e intensidade com que se desinteressam – às vezes, causando sofrimento ao próximo.

Na cultura xamânica a missão de vida das pessoas do signo é conseguir aprender sobre os diversos elementos que o atraem. Como apreciam a mudança e detestam a rotina, devem aprender a equilibrar essas questões.

Os pertencentes ao signo do cervo adoram os desafios e as mudanças e, assim como o animal, saltam de uma relação para outra, de um trabalho para outro, etc.

Signo de cervo – Parte 2

um símbolo de um cervo

O signo é o que mais combina com o signo da Lontra. Eles devem aprender a desenvolver a persistência, a paciência e a concentração.

Além disso, necessitam evitar alterações de humor, as superficialidades e a inconstância na vida.

A planta que o representa é o Verbasco. O mineral, a ágata. Já a cor que simboliza o signo do cervo é o laranja. A direção é o Sudeste.

As habilidades do cervo para com o próximo é sua capacidade de perceber as intenções do outro e se proteger de atitudes maléficas, garantindo o seu bem-estar.

Tatuagem de cervo

Tatuagens dele não são muito comuns. Porém, quem opta por desenhar esse animal no seu corpo geralmente quer exprimir uma ideia de poder, devido à imponente galhada do animal.

A tatuagem de cervo é mais comum em homens e geralmente são feitas na perna, ombros e braços. A figura do animal possui muito detalhes, portanto, se você quer desenhar um cervo em seu corpo, procure um tatuador experiente, para obter um bom resultado.