Significado de Caveira – Qual Sua Simbologia? A Mexicana e a Tatuagem!

Certamente você deve ter observado a quantidade de acessórios e tatuagens em formato de caveira que chegam ao mercado. A caveira caiu no gosto popular, e a cada dia, ganha mais adeptos do seu uso. São brincos, colares, anéis, bolsas com a estampa da caveira e até tatuagens. Não importa, de que forma ocorre seu uso. Ela está sempre cada vez mais presente no dia  dia a dia das pessoas.

No geral, a caveira tem sua simbologia marcada por transformações, renovações, início de um novo ciclo e mudanças. Mas ela ainda é campeã em representar a morte e o lado obscuro da vida. Este símbolo é geralmente utilizado para representar as questões negativas da vida como perigo, morte, garrafas de veneno, além da transição entre a vida e a morte.

Qual o significado de caveira?

O significado dela é similar ao do crânio e dentre outras questões, simboliza a abóbora celeste. Os olhos da caveira simbolizam as luminárias celestiais e a parte superior do crânio simbolizam as nuvens. Na caveira ocorre ainda a simbologia da relação entre o macrocosmo natural, o universo celestial e o microcosmo humano.

O local onde se localiza, o cimo do esqueleto, ocupa a parte mais alta do corpo. desta forma, sua representatividade está associada também a força do pensamento, a superioridade humana e a alma, que é o que existe de imperecível no copo humano. Olhando por esta perspectiva, a simbologia é a sabedoria.


Dentre os povos caçadores, ela tem uma simbologia bem particular. Ela representa um troféu aos caçadores. Mas pode ser ainda uma oferenda quando se tratar de um sacrifício. Para esses povos, quando se corta a cabeça da caça, consegue retirar naquele momento a força vital. Desta forma, o caçador guarda ela e fica com ela como um atributo da caça.

Várias crenças e algumas culturas vêem ele como o símbolo do renascimento espiritual por causa da morte que acontece nos vários rituais. Quando a morte acontece, acreditam que ocorre uma passagem para universos mais elevados.

uma caveira

O que significa a caveira mexicana?

O Dia dos Mortos é comemorado no México em 31 de Outubro a 02 de Novembro. Na cultura mexicana, este período é o momento em que os mortos escolhem para voltar e visitar os familiares. Nestes dias é realizado a festa dos mortos. Uma das mais animadas e tradicionais festas mexicanas. Nela, são preparados vários doces e muitos são feitos em formato. A caveira mexicana simboliza a mortalidade. Mas ela também homenageia os entes queridos que voltam para visitar seus familiares.

Qual a simbologia de uma caveira de pirata?

A caveira pirata é a mais comum de ser vista. Ela foi e ainda é bastante utilizada em filmes onde têm navios piratas. O símbolo faz parte da bandeira dos navegantes. Esta com dois ossos cruzados simboliza ameça e perigo.

A caveira com dois ossos cruzados usada na bandeira dos piratas representam perigo e ameaça, e tem a intenção de manter as pessoas curiosas distantes dos barcos piratas e de avisar aos navegadores de outras embarcações que os piratas são impiedosos, que não se deve contar com a misericórdia deles.

Significado evangélico

Para os evangélicos a caveira simboliza a morte. Normalmente ela está incorporada a um pentagrama que fica na parte de trás e também as práticas das atividades sexuais. Para eles, ela não está associada apenas ao perigo, como na bandeira dos piratas, mas sim a personificação de Satanás. Simboliza o demônio e neste sentido a caveira é conhecida como “Exu Caveira”.

Qual o significado de uma tatuagem de caveira?

Muitas pessoas são adeptas das tatuagens. Mas, enquanto para umas a caveira é carta fora do baralho, para outras ela é carta fundamental. Isto porquê, como citado aqui, a caveira possui diversos significados. Mas com certeza, quem escolhe esta tatuagem, sabem bem o que está fazendo e o que ela representa para si. Afinal, a caveira pode denotar variadas simbologias e representações.

Mas não é comum encontrar pessoas que escolhem a arte da tatuagem por gostar do que vê e pelo sucesso que vem fazendo entre as pessoas. A caveira, por ter caído no gosto popular, vem sendo cada vez mais escolhida nos estúdios de tatuagem, mas nem sempre quem a escolhe sabe o que ela significa. Desta forma, não basta escolhê-la pela fama, pelo momento que está vivenciando atualmente ou pela beleza da arte. Seu significado deve ser estudado previamente para que não venha a se arrepender depois. Afinal, será bem complicado retirá-la!

Deu para perceber que a tatuagem não tem um significado único. Quem pretender colocá-la no corpo, deverá antes pesquisar um pouco e entender como são variados seus significados. Ela poderá representar o perigo, a morte, a saudade dos familiares, a renovação da vida. Escolha a que melhor lhe representa e aprecie o resultado final!

Pergunta dos leitores

uma caveira desenhada

O que significa faca na caveira?

A faca na caveira ficou muito mais conhecida após o filme Tropa de Elite. Mas ela já existia bem antes por ser bastante utilizada pelo Batalhão de Operações Especiais, o Bope. Este símbolo é bem conhecido e é representado por uma caveira com a faca encravada de cima para baixo. Os membros do BOPE, dizem que a faca na caveira tem grande representatividade para eles, pois significa que os ser humano possui grande capacidade de conseguir se superar. Além disto, são corajosos e ousados, por isso conseguem sempre cumprir as missões mais perigosas.

O maior significado desta simbologia para o BOPE se associa a morte. Não a morte banal e gratuita, mas a morte realizada com inteligência e conhecimento representando a vitória em detrimento da morte. Por isso, ela também poderá representar táticas e estratégias. O que aliás é bastante utilizado pelos grupos de operações que são altamente treinados para saber como agir em combate.

Segundo algumas histórias, o símbolo da faca na caveira teria surgido após bandidos terem matado policiais. Eles passaram a tatuar o símbolo no corpo para representar o ato. Mas a polícia não teria deixado barato! O BOPE teria começado a utilizar o mesmo símbolo. Mas a faca passaria a ficar encravada de cima para baixo. Assim representaria a morte aos bandidos.

Em outra história, diz-se que no final da Segunda Guerra Mundial, soldados britânicos, após invasão de um quartel nazista, haviam encontrado um crânio em cima de uma mesa. O comandante da tropa, enfiou uma faca no crânio e informou que este ato passaria a simbolizar a vitória sobre a morte. Por isso, a expressão “faca na caveira” é tão comum também, entre as equipes dos exércitos.