Caveira Mexicana – Maquiagem, Tatuagem, Significado, Fotos

A Caveira mexicana é um símbolo popular que é usado do Dia dos Mortos no México (31 de outubro). Apesar de se tratar de uma figura de caveira, ela representa a vida e a proteção contra maus energias e espíritos.

Caveira mexicana significado

Esse símbolo é um dos principais ícones do México que celebram o Dia de Los Muertos – em português,  Dia dos Mortos. Apesar de se tratar da figura de uma caveira, o símbolo tem um significado positivo. Ele simboliza nas festas do Dia dos Mortos a vida e a proteção contra maus espíritos e energias, além de homenagear pessoas que já morreram.

A caveira mexicana é diferenciada. Ela é formada por diversas cores e não passa uma imagem mórbida como as caveiras comuns. Os mexicanos costumam ornamentá-las de forma bastante estilizadas, como decoração de flores.

Para o povo mexicano, a celebração do Dia dos Mortos acontece o dia 31 de outubro a 2 de novembro. Neste período, eles creem os mortos voltam para visitar as pessoas queridas.


Para celebrar a data, são realizados festas e a caveira é a principal simbologia dessa comemoração.

Na data, as pessoas também costumam ir às ruas fantasiadas ou maquiadas de caveira mexicana. A caveira também é conhecida como La Catrina. Ela se trata de uma mulher da alta sociedade. La Catrina vem para lembrar as pessoas sobre a efemeridade das diferenças sociais frente à morte.

No México, muitas pessoas tatuam a imagem da caveiras em seus corpos. O desenho significa proteção contra maus espíritos e energias.

A termo Catrina trata-se de uma variação feminina da palavra catrin – que significa dândi em espanhol. Na cultura popular mexicana a personagem é caracterizada pelo esqueleto de uma mulher, que usa um chapéu.

Origem da caveira mexicana

A caveira mexicana é usada como símbolo sagrado no México há tempos. Acredita-se que isso tenha influência dos povos Incas, Maias e Astecas.

Por exemplo, o povo Asteca, guardava os crânios de seus entes queridos. Eles acreditavam que a cabeça era a parte do corpo onde todas as lembranças boas da vida continuam armazenadas.

Usos da caveira mexicana hoje e na antiguidade

Atualmente são realizadas muitas festas com músicas e representações artísticas no Dia dos Mortos. A caveira é usada para ornamentar essas celebrações.

Também como forma de celebração, as pessoas saem fantasiadas às ruas no Dia dos Mortos. Muitas pintam-se como a Caveira Mexicana para celebrar a data.

Já na antiguidade, os povos tinham a cultura de guardar a cabeça de seus familiares e amigos que morriam como se fossem troféus. Eles acreditavam que as boas lembranças eram mantidas. Para eles essas lembranças ficavam guardadas no crânio da pessoa falecida..

Significado da tatuagem caveira mexicana

Tatuar a caveira mexicana no corpo simboliza a vida e a proteção contra maus espíritos e energias. No México, a tatuagem da caveira mexicana é muito comum.

Fotos de caveira mexicana

Caveira mexicana na cultura pop

Na cultura popular mexicana a representação da caveira mexicana se trata de uma dama da alta sociedade. Ela é um dos símbolos mais populares durante as festividades do Dia dos Morto no país.

Muitas festas acontecem nessa data. Apresentações musicais, bailes e outras festividades ocorrem do dia 31 de outubro ao dia 2 de novembro para celebrar o Dia dos Mortos. E a caveira mexicana está sempre presente para ornamentar essas festividades.

É possível perceber a grande influência dos crânios humanos na comemoração do Dia dos Mortos – principalmente da caveira mexicana. A figura dos crânios humanos vão da decoração até o ornamento de vestuários durante as celebrações.

Em algumas cidades do México são organizados concursos de fantasia para escolher quem se veste melhor de caveira mexicana. Os mexicanos ainda fazem competição de pão dos mortos. São quitutes que levam raspas de laranja, erva-doce e enfeitados de caveia. Outros doces, também em formato de caveira, são usados para decorar mesas.

Outra forma de comemorar o Dia dos Mortos no México são os altares coloridos e enfeitados com velas, alimentos e a caveira mexicana. Tais comemorações visam homenagear as almas.

Colocassem-se, nessas comemorações, também papéis e imagens decoradas de caveira para se movimentarem com o vento. Isso significa a passagem dos mortos pelo local.

Além da caveira, deixa-se água disponível aos mortos, para matar a sede deles. Também as frutas, que representam a terra e tem a função de matar a fome das altas. Os mexicanos acreditam que as almas percorrem um caminho longo para chegar ao mundo dos vivos – por isso a água e a comida.

Já as velas são acendidas para iluminar a chegada dos mortos e homenagear La Catrina.

Pergunta dos leitores

A catrina é a mesma coisa que caveira mexicana?

Sim, a caveira mexicana também é conhecida como La Catrina.