Simbolismo da Borboleta – Qual o Seu Significado Espiritual e Místico?

A borboleta trata-se de um inseto que pertence à ordem das Lepidopteras e à família das Hesperioideas. Destaca-se na natureza pelo seu ciclo de metamorfose, que transforma ovos e lagartas em belas borboletas.

Além disso, a figura da borboleta possui significados místicos, em diversas culturas.

Significado da borboleta

Transformação é um dos principais significados místicos. Isso se refere ao seu grande processo de metamorfose. Também refere-se à beleza, à vida longa e à renovação.

Significado espiritual da borboleta

Avistar ela possui um significado espiritual de sorte. Ela ainda representa, espiritualmente, o processo de evolução do ser humano – devido as suas etapas de metamorfose.


O processo de metamorfose da borboletas tem o significado espiritual da ressurreição. Já os estágios pelos quais o inseto passa simbolizam os conhecimentos e experiências que vamos acumulando durante a nossa jornada neste mundo.

O significado de suas cores

uma borboleta azul

A borboleta também pode ter significados diferentes, de acordo com a sua coloração. A seguir, conhece o significado de suas cores:

  • Colorida: a borboleta com múltiplas cores são consideradas as mensageiras que trazem noticias e fatos de felicidade e alegrias.
  • Azul: essa cor faz referência ao processo de metamorfose da borboleta. Assim, simboliza a transformação e a evolução dos seres humanos, através de suas experiências ao longo de suas vidas. Avistar uma borboleta azul ainda pode significar que você terá mudanças na sua vida, que pode se dar em diferentes áreas: profissional, financeira, amorosa, familiar, entre outras.
  • Amarela: essa borboleta representa a vida nova. Ainda faz referência a chegada da bela Primavera – uma das estações do ano mais bonitas e onde prevalece a cor amarela.
  • Preta: aqui as notícias anunciadas não são muito agradáveis. A borboleta preta prenuncia coisas ruins, geralmente. Ainda representa a morte, além da presença de bruxas reencarnadas.
  • Branca: essa traz boas energias. Ela simboliza e traz a calma, a tranquilidade, a serenidade e a paz.
  • Vermelha: representa a vida nova – fazendo referência a cor do sangue. Pode ser prenúncio de nascimento ou apenas de um recomeço.
  • Rosa: representa o amor, o carinho e a amizade. Pode ser indício de que você esteja carente e necessitando de mais amor na sua vida. Quem sabe ele não esteja a caminho?
  • Verde: representa tempos de esperança e soluções para eventuais problemas que alguém esteja enfrentando. Também é sinal de boa saúde.
  • Laranja: avistar uma borboleta desta cor significa que sua vida passará por momentos de muita alegria e diversão. Ainda representa a inocência das crianças.

O significado da metamorfose de uma borboleta

O processo de metamorfose de uma borboleta é um dos fenômenos mais interessantes e curiosos da natureza. A metamorfose do inseto, no sentido mais metafísico, representa a potencialidade do ser humano ainda escondido – já que o primeiro estágio da metamorfose é o ovo.

Em seguida, o ovo dá lugar a lagarta. Isso representa a caminhada do ser humano pela vida terrena. Faz referência às experiências, alegrias, dificuldades, vitórias, derrotas e demais situações que todos os seres humanos enfrentam durante as suas jornadas terrenas.

Por fim, a lagarta deixa o casulo e se transforma em uma bela e formosa. Esse estágio do processo de metamorfose representa que o ser humano aproveitou e aprendeu com suas experiência, transformando-se em uma pessoa mais espiritualizada, sábia, evoluída e livre para voos mais altos.

As etapas da metamorfose ainda representam a ordem natural da vida terrena: nascimento, desenvolvimento/crescimento e morte.

Significado das tatuagens

Tatuagens de borboletas são bastante comuns, principalmente, entre as pessoas do sexo feminino. Além de bonitas, dão um charme especial à pessoa que decide desenhar uma borboleta em seu corpo.

A tatuagem cai bem em diversas partes do corpo. Entre elas: ombros, costas, pernas, virilha, etc.

Geralmente, quem opta por tatuar uma borboleta em seu corpo quer dar mais cor a ele, além de contar com seus significados mais místicos, como renovação, liberdade, vida longa. entre outros.

As tatuagens de borboletas com mais detalhes, porém, exigem que sejam feitas por profissionais experientes, para um bom resultado. Se você quer tatuar uma borboleta em seu corpo, então, pesquise e opte pelo melhor profissional que encontrar!

uma borboleta na folha

Pergunta dos leitores

As borboletas são mensageiras espirituais?

Depende da fé da pessoa. Para algumas delas as borboletas trazem mensagens espirituais, sim. E isso se dá conforme a cor do inseto, descrito no item sobre o significado das cores das borboletas.

Qual o significado da borboleta monarca?

A borboleta monarca significa poder e grandeza. Trata-se de uma espécie de borboleta da subfamília das danaíneas, que vive, principalmente, no continente americano.

São borboletas grandes e imponentes, sendo que a envergadura de suas asas chegam até  70 mm. Suas asas são laranjas com listas pretas e algumas marcas em branco.