Borboleta Azul – Significado, Tatuagem, A Lenda da Borboleta Azul

Esta linda borboleta pode simbolizar a beleza, felicidade, enfermidade da natureza, inconstância e renovação. A borboleta referencia  a metamorfose da transformação do ser humano. Ou seja, tudo o que passam no decorrer da vida no campo da do crescimento pessoal, mudanças no casamento, mudanças no trabalho, chegada de um novo filho. Enfim, tudo que diz respeito a mudanças do indivíduo. A borboleta azul é considerada a borboleta da sorte.

Este ser tão belo que encanta a tantas pessoas é considerado símbolo de transformação. Acompanhe esse artigo até o final e descubra os encantos da borboleta azul.

A borboleta e o ciclo da vida

O ciclo da vida da borboleta azul é considerado um verdadeiro milagre da natureza. Para chegarem a fase adulta, precisam passar por várias transformações que totalizam quatro fases. Essas fases são as fases da metamorfose da borboleta.

  • 1ª fase. Esta é conhecido por fase pré-larval ou fase do ovo;
  • 2ª fase. Nesta fase a borboleta já virou uma lagarta;
  • 3ª fase. A lagarta passa a se desenvolver dentro da crisálida ou pupa;
  • 4ª fase. A última fase compreende a fase adulta ou fase imago.

Após o acasalamento, a borboleta fêmea vai à busca de plantas que possam servir de alimento para as larvas. Ao encontrá-las ela coloca os ovos por cima das plantas. Quando os ovos se partem, as lagartas já têm do que se alimentar. Inicialmente elas comem a própria casca do ovo, para depois partir para as folhas. Estas plantas ajudam a manter as lagartas com bastante energia armazenada. Assim, ficam preparadas para o momento de hibernação que ocorre a seguir.

Depois de alimentadas começam a construção de um casulo. Esta é a terceira fase. Apenas quando se encontram dentro do casulo é que a metamorfose passa a acontecer por completa e quando surge a borboleta o casulo eclode. Agora, já na quarta fase, a borboleta já pode voar, acasalar, polinizar e dar início a sua nova vida.

O ciclo de vida da borboleta normalmente não ultrapassa algumas semanas. Mas, em raríssimas exceções, elas conseguem viver alguns meses.

Significado da borboleta azulBorboleta Azul

A borboleta azul significa a mudança de vida do ser humano. Toda a transformação que ocorre tanto de maneira física como espiritual. Mudanças de emprego, final de casamento, compra de casa ou carro novo. Tudo que mude o rumo do indivíduo, transformando-o e renascendo-o em idéias ou ações. Por isso, a borboleta é considerada um símbolo de sorte.

Mudanças em seu significado de acordo com a região

Para a mitologia grega a borboleta representa a personificação da alma. Desta forma eles simbolizam uma mulher com asas de borboleta. Segundo as crenças populares desses povos, quando alguém morre o espírito sai do corpo em forma de borboleta. Para os japoneses, a borboleta representa a mulher e é o símbolo da gueixa. Ela está associada a rapidez, gentileza e graciosidade.

No casamento, muitas vezes, as borboletas são utilizadas. Isto porque ela representa a felicidade do matrimônio, sendo representada por duas borboletas, uma macho e outra fêmea. Para alguns, as borboletas também tem o significado de espíritos viajantes. Por isso, quando são vistas é porque estão a anunciar a morte de uma pessoa próxima a você. Para os vietnamitas a borboleta denota a ideia de longevidade e pode estar associada ao crisântemo. Este representa o outono. Mês de renovação, quando as folhas começam a cair para a chegada das folhas novas.

Os astecas e maias vêem a borboleta como símbolo de Xiutecutli, deus do fogo. Xiutecutli, também conhecido como Huehueteotl tinha um emblema no peitoral denominado “borboleta de obsidiana”. Este emblema simbolizava o sopro vital de quem está perto de morrer e a sua alma.Para as mitologias irlandesa e cristã, a borboleta representa a libertação da alma através do corpo. Os povos iranianos e turcos da Ásia central creem que os mortos podem surgir a noite com a forma de borboleta.

Alguns dizem que a infância associa-se a uma pequena lagarta e na maturidade a uma lagarta grande. Ao tempo que vai envelhecendo torna-se uma crisália. O casulo representa o túmulo por onde sai a alma em forma de borboleta.

A lenda da borboleta azul

A lenda da borboleta azul é oriental. Segundo ela, por muitos atrás um homem, após ter ficado viúvo teve que cuidar sozinho das suas duas filhas. Elas eram bastante curiosas, mas também inteligentes e desejavam aprender coisas novas sempre. Naturalmente faziam perguntas ao pai com o intuito de aprender mais.

Ele conseguia responder a maioria das perguntas. Mas em várias situações suas respostas não convenciam as meninas. Percebendo que elas viviam inquietas, o pai decidiu então levá-las nas férias para aprender com um grande sábio que morava no topo de uma colina. As meninas conviveram com o sábio que respondia a todas as suas perguntas, sem em nenhum momento, exitar.

De tão inteligentes que eram, as irmãs combinaram de fazer uma armadilha contra o sábio a fim de testar até onde iria sua sabedoria. Numa noite, elas idealizaram o plano e decidiram propor ao sábio uma pergunta da qual ele não soubesse responder.

           Arquitetando o plano contra o sábio

– Como faremos para enganar o sábio? Qual pergunta teremos que fazer que ele não seja capaz de responder? A irmã mais nova perguntou. Ao que a mais velha respondeu:

– Espere aqui que já vou te mostrar! Ela então saiu pelo morro regressando uma hora depois. Escondia algo por entre o avental

– O que você tem aí? Perguntou a irmã mais nova. A irmã mais velho retirou do avental uma linda borboleta.

–  Que maravilha! O que você pretende fazer com ela? Indagou a irmã menor.

– Com esta borboleta faremos a grande pergunta ao mestre! Vamos ao encontro dele e deixarei a borboleta escondida em minha mão. Então perguntarei se a borboleta em minha mão está viva ou morta. Se ele disser que está viva a apertarei por entre as mãos. Mas se disser o contrário a deixarei sair. Por isso ele não terá como acertar!

Tatuagem de borboleta azul

As meninas então foram até o sábio e indagaram:

-Mestre, pode nos informar se a borboleta que está em minha mão se encontra viva ou morta?

Então, com um sorriso maroto o sábio respondeu:

-Depende de você. Ela estão em suas mãos!

Tatuagem de borboleta azul

Além da beleza que a borboleta azul possui, seu significado é o que leva as pessoas, cada vez mais a tatuarem este ser transformador. Várias artes já foram criadas com a borboleta azul. Sendo as costas, costelas, braços e pescoço os locais mais escolhidos para fazer a arte.

Pergunta dos leitores

Qual o significado da borboleta pousar na pessoa?

Por acreditarem que a borboleta é um ser que representa mudanças na vida. Já que a borboleta para de uma larva, a largada e por fim borboleta, dizem que ao pousar na pessoa, ocorre o aviso de que nunca se deve desistir dos seus sonhos. Que é preciso lutar sempre, pois se um animal tão horrendo se transformou em um ser belo, quem recebe a visita da borboleta poderá renovar suas ações, não perdendo as esperanças.

Algumas culturas dizem que a Borboleta é um animal que representa a mudança de atitudes, uma vez que ela era uma lagarta horrível que se transformou em um belo espécime. Diz tal cultura que este é um aviso para que a pessoa nunca desista de seus objetivos, que lute sempre, pois se um animal tal horrendo lutou e conseguiu se transformar num tão belo, a pessoa que recebe tal visita, pode em seu íntimo, renovar suas atitudes, sem nunca perder a esperança.