Simbolismo do Bode – Qual o Seu Significado? É Maçônico? Tatuagem!

O bode é uma animal manífero e herbívoro. Apresenta um par de chifres, sendo que existe espécies selvagens e algumas domesticadas. O filhote do animal recebe o nome popular de cabrito e a fêmea, de cabra.

São criados pelo homem, especialmente, devido sua carne ser muito apreciada. Já as fêmeas do bode são valorizadas devido ao seu leite, que é considerado extremamente nutritivo. Trata-se de um animal robusto, que pasta por gramas ásperas e curtas.

Um bode domestico chega a pesar de 45 e 55 quilos. Seus pelos são lisos. Já os chifres das espécies selvagens pode chegar até 1,2 metros. A grande maioria dos bodes apresenta uma espécie de barba no focinho.

A alimentação do animal se baseia em arbustos e gramas. É uma espécie ruminante, ou seja, engole o alimento, que volta em seguida para a cavidade bucal. Ele torna a mastigar o alimento e o ingere novamente.


Os bodes do tipo selvagens vivem em montanhas, principalmente da Ásia, da região norte da Árica e alguns locais da Europa.

O bode, porém, é um animal cheio de mistérios. Isso porque diversas culturas, seitas e religiões atribuem significados diversos ao animal.

Qual o significado espiritual do Bode?

Diversos significados espirituais e místicos foram atribuídos ao bode, ao longo a história. Para os Cristianismo, por exemplo, devido aos chifres do animal, ele pode retratar o próprio santanas.

Já Mitologia Grega, o bode é uma animal consagrado por Dionísio. Em festas produzidas por ele o animal costumava a ser sacrificado em sua honra. Isso acontecia pois, ao conseguirem fugir para o Egito, e devido ao ataque de Tífon ao Olimpo, Dionísio teria tomada a aparência de um bode.

No Egito Antigo, por exemplo, existam santuários que eram construídos ao Deus Bode. Assim, no Antigo Egito o animal simbolizava a nobreza. Já os gregos chamavam do Deus Bode de Deus Pã.

O animal ainda é considerado o símbolo de Thor. Por isso, o bode é tido comum animal solar.  Já para a astrologia chinesa, o bode é vinculado à introversão, ao perfeccionismo e a timidez.

Outros significado espirituais atribuídos ao bode é o aumento da libido e da fecundidade.

Como podemos perceber, não são todos os povos e culturas que atribuem significados ruins ao animal.

Um bode na floresta

Qual a relação entre o bode e o diabo?

Não há relatos concretos do motivo do bode estar relacionado ao diabo. Existem diversos animais e justamente o bode foi o escolhido para representar a figura do diabo, não é mesmo?

E o pior, o bode é um animal herbívoro e que dificilmente ataca alguém. Mas mesmo assim, a sua figura é assocada do satanas – talvez por causa dos seus chifres. A primeira cultura que relacionou ao animal a imagem do diabo ou o cristianismo. Por séculos esses animais foi evitados pelos povos mais antigos e até mesmo sacrificados – devido sua relação com o diabo.

Até os dias de hoje  o animal causa um certo susto nas pessoas em geral. A figura do pode passou mesmo a ser assustadora e isso persiste até os dias atuais.

Significado na maçonaria

Na realidade, os maçons não consideram como um símbolo da maçonaria – ao contrário dos que muito pensam. Eles admitem que apenas usam a expressão “bode expiatório”. Ou seja, aquela pessoa que sempre leva a culpa por tudo de ruim que acontece,

Na Maçonaria, o animal simboliza as fogueiras e a morte de pessoas durante a inquisição, além de diversas vidas prejudicadas no decorrer nos anos, Assim, o bode, para os maçons, são lembranças de fatos ruins e injustos ocorridos no decorrer dos séculos.

Inclusive, os maçons mais modernos não concordam com o uso da imagem do bode. Isso porque, para eles, a figura do animal é considerada desnecessária  para que a Ordem cumpra as suas missões.  Mesmo porque, foi devido a essa imagem, erroneamente ligada ao mal, que diversas pessoas e maçons morreram nos séculos passados.

A simbologia da cabeça de Bode

A cabeça de bode pertence a um personagem mitológico chamada Baphomet  ou Bafomé. Trata-se de um ser simbólico que apresenta uma cabeça dele e o resto do corpo de um ser humano. Representa uma criatura ambivalente, já que Baphomet refere-se tando ao bem como ao mal. Também simboliza a luz e as trevas, o feminino e o masculino e o céu e a terra.

Há muito contradições em relação à origem dessa figura. Alguns textos do século X fazem menção a esse personagem cheio de enigmas. Alguns historiadores, porém, defendem a ideia de que Baphomet estaria associado aos deuses pagãos das lenda do Antigo Egito, da Grécia, dos celtas, da Índia, entre outras.

Outros consideram que Baphomet pode se considerado uma das personificações do mal Isso devido à figura ser um símbolo que está ligado à magia, à alquimia, à bruxaria, às ciências ocultas, ao esoterismo e ao satanismo.

Significado na mitologia

um bode gritando

A Mitologia Grega é repleta de figuras enigmáticas, que sempre plainaram pela imaginação das pessoas. Na Mitologia Grega o que não faltam são lendas bastante interessantes e surpreendentes.

Uma dessas figuras misteriosas da Mitologia Grega são os Sátiros. Na Mitologia grega, essas criaturas são consideradas divindades da natureza.  A aparência desses personagens, porém, pode ser um pouco estranha. Tratam-se de criaturas com o corpo humano, porém cabeça e cauda de bode.

Essas figuras, na Mitologia grega, são consideras sempre masculinas. Possuem chifres na testa, como os bodes, barbas alongadas, lábios fartos e nariz achatado.

Os sátiros se alimentavam de oliveira e pinho. Mesmo sendo seres divinos, não eram, porém, imortais.

Essas figuras enigmáticas habitavam campos e bosques. Relacionavam-se amistosamente com ninfas e com as Mênades. Juntavam-se a essas outras criaturas para cortejar Dionísio.

Tatuagem de Bode significado

A tatuagem de bode acabou sendo um pouco banalizada e é difícil de ser encontrada no corpo das pessoas. Obviamente, evita-se fazer tatuagens de bodes, em razão dos significados maléficos que foram atribuídos a ele.

Porém, se você quiser fazer uma tatuagem de bode, vá em frente! O animal é apenas uma das criações da natureza e os significados negativos associados a ele são somente lendas.

Só não se esqueça de procurar estúdios de tatuagem que sigam as regras da Anvisa (Agência Nacional de Saúde), além de um bom profissional tatuador, para que você fique satisfeito com a sua tatoo.