Qual o Azul Significado? Veja a Simbologia Espiritual e Psicológico!

O azul significado é uma cor positiva. E uma das mais aceitas pelas pessoas de todo o mundo. O azul é o tom que menos causa aversão nas pessoas na maior parte das culturas. E também é a cor favorita de cerca de 45% das pessoas de todo o mundo. Existem muitas curiosidades a cerca da cor azul.

É uma cor presente em nosso dia a dia e, de forma intrigante, não nos cansamos de admirá-la. Abaixo, temos um pouco mais de informações sobre o azul. Ao todo, existem 111 tons classificados de azul. O azul céu, azul gelo e azul mar inspiram tranquilidade e pureza, que tocam de forma inconsciente várias pessoas.


Azul significado

A cor azul está relacionada com serenidade, pensamento, transparência, com harmonia, sutileza, lealdade e tranquilidade. É o símbolo co céu, da água e do infinito. Também é a cor da realeza e da aristocracia. Inclusive, existe o termo muito usado para designar essas pessoas, que é “sangue azul”. Veja abaixo algumas curiosidades sobre a cor azul:

  • Para quem quer perder peso, uma dica é comer em um prato na cor azul. Ele inibe o apetite.
  • Uma pessoa que está com dor de cabeça pode ter a dor reduzida ao olhar fixamente para o azul. Isso acontece por que essa cor acalma.
  • Usando uma caneta na cor azul você terá mais chances de decorar algo que escreveu.
  • Se o local que você mora é muito quente, pinte as paredes de azul, pois essa cor é percebida como fria, ainda que o termômetro não possa identificar.
  • O azul escuro indica responsabilidade, conservadorismo e maturidade. Por esse motivo é que os uniformes da força aérea e marinha possuem essa cor. A intenção é transmitir confiança.
  • A cor azul tem a capacidade de ampliar o nosso senso de tempo e de aumentar a sensação de profundidade. Por isso, é muito indicada para pintar fábricas e escritórios.
  • Quartos pintados na cor azul garantem um sono mais tranquilo, de acordo com estudiosos. Pintar o quarto de bebê na cor azul ajuda a diminuir o choro e também a atividade física das crianças.
  • Segundo registros, a primeira vez que o termo “azul bebê” foi usado foi no ano de 1892. Antes, era associado à meninas, e o rosa era usado para meninos. Isso acontecia por que, para os católicos, a cor azul é a cor do manto de Maria.

Azul Significado espiritual

Significado do Azul escuro

O azul escuro simboliza o caminho do devaneio. Mas também significa romantismo. Em excesso, esse tom pode estar relacionado à monotonia. Se o tom for sombrio, causa a sensação de infinito.

Azul significado espiritual

O azul é uma cor calma, fria, serena, nos remete ao mar e ao céu. É sinônimo de calmaria, de monotonia, de harmonia, serenidade, liberdade. É uma cor que tem a capacidade de acalmar as pessoas estressadas. Isso acontece devido ao efeito que ela causa em nosso circulação sanguínea, sendo capaz de reduzir a pressão arterial, além de reduzir o apetite. Existem alguns países, como a Grécia, por exemplo, que acreditam que a cor azul tem o poder de espantar o “olho gordo”.

Qual o significado da roupa azul?

O azul é uma cor fria. Ela está relacionada com relaxamento, intelectualidade, serenidade, fluidez, calma, limpeza, harmonia, tecnologia e gentileza. O melhor momento para usar a cor azul é quando sentir que precisa diminuir o estresse, quando precisar transmitir paciência, raciocínio lógico, serenidade. Pode ser usada quando sentir necessidade de clareza mental.

Os tons mais claros de azul estão relacionados com frescor, suavidade, limpeza e delicadeza. O azul anil representa a purificação, a magia e a espiritualidade. O azul turquesa representa a criatividade, é um tom mais alegre e está ligado à comunicação. O tom mais escuro do azul representa o conservadorismo, a riqueza, a profundidade, o poder e a sabedoria.

Azul significado na psicologia

um pó Azul

Segundo a psicologia, é possível fazer uma associação material ou afetiva com as cores. Vejamos como fica a cor azul de acordo com a classificação da psicologia:

  • Associação material: frescor, bosque, umidade, natureza, primavera e mar.
  • Associação afetiva: saúde, bem-estar, segurança, crença, tranquilidade, equilíbrio.

Coração Azul significado

O coração azul significa serenidade, tranquilidade e harmonia. No entanto, pode também significar monotonia, frieza e depressão.