Árvore da Vida – Qual o Seu Significado? Qual a Origem? Tatuagem!

A Árvore da Vida se trata de um símbolo presente em diversas seitas, culturas, filosofias de vida e religiões. Geralmente, ela representa a imortalidade e a criação. Representa ainda o caminho que liga o céu, a terra e o submundo.

Qual o significado da árvore da vida na bíblia?

A Árvore da Vida aparece na Bíblia Sagrada em Gênesis. Trata-se de uma árvore que contém o conhecimento sobre o mundo e sobre o bem e o mal. Seus frutos, segundo as escrituras, dariam poderes a quem os consumisse, igualando-se, assim, à Deus.

Como praticamente todo mundo conhece a história, a Árvore da Vida se encontrava no Jardim do Éden. Deus orientou, então, que Adão e Eva nunca comecem as maças geradas por essa árvore.

Mas eles foram tentados pelas promessas da maligna serpente. Ela prometera a eles que, comendo o fruto,  teriam o mesmo poder de Deus. Também saberiam  tudo sobre o bem e o mal. Os dois personagens bíblicos acabaram comendo a maça da Árvore da Vida.


Assim, como desobedeceram à ordem do Criador, foram expulsos do paraíso no qual viviam. E foram viver no mundo que conhecemos hoje: cheio de desafios, dificuldades, conflitos, etc.

Origem da árvore

Não se conhece ao certo a origem exata. Mas acredita-se que uma das teorias aponta que o conceito da Árvore de Vida teria surgido inicialmente entre os povos que habitavam a região da Mesopotâmia.

Com eles teriam surgido o conceito da Árvore. Depois vieram os povos babilônicos, os egípcios e a civilização islâmica. Atualmente, como já mencionado, a Árvore da Vida faz parte de diversas culturas pelo mundo todo.

arvore da vida real

Árvore da vida celta

Os celtas enxergavam na Árvore da Vida a essência do mundo e um recurso que possibilitava prever acontecimentos futuros. Esse conceito já era considerado pelos druidas e significava o recurso mais poderoso sobre o destino de qualquer pessoa.

A sempre esteve presente na cultura celta. Afinal, eram as árvores que possibilitavam o povoado a obter lenha para a preparação dos alimentos e aquecê-los nas noites mais frias. Também eram elas que proporcionavam sombra e serviam de proteção para as aves.

Assim, a Árvore tinha, para celtas, um verdadeiro espírito provedor e de proteção para os seres humanos. À Árvore da Vida ainda continha todas as ideias e os mistérios sobre os cosmos, sendo um símbolo sagrado.

Árvore da vida cabalística

Na vida cabalística, a Árvore representa um sistema de hierarquia. Ela é dividida em 10 partes.

Tais partes da Árvore da Vida possuem, porém, conceitos ambíguos. Eles podem ser interpretados como um todo ou podem ser entendidos como estados de consciência.

Explicando melhor, os significados dessas 10 partes da Árvore na visão cabalística podem ser entendidos de forma microcósmica, quando observada pelos seres humanos. Ou, então, podem ser entendidos de maneira macrocósmica, se observada sob o ponto de vista do universo como um todo.

Cabalisticamente, a Árvore da Vida inicia-se em Kether – que trata-se da centelha de Deus e a causa de todas as coisas. Essa seria a forma cabalística de se entender e explicar sobre a criação do mundo.

A última parte da Árvore para os cabalistas seria a Malkuth – uma parte densa, que representa o último estado das coisas do mundo e do céu. Assim, a Árvore da Vida cabalística pode ser utilizada para explicar a criação do mundo e, também, como uma forma de conferir uma hierarquia dentro do processo de evolução do homem.

Seu significado em outras partes do mundo

arvore da vida desenho

Como já fora mencionado, a Árvore está presente em culturas do mundo todo. A Árvore da Vida pode ser, inclusive, vista de forma invertida. Isso representa que a vida ocorre de cima para baixo, “aterrizando” na terra.

Outro significado da Árvore em partes do mundo é que ela, quando iluminada pelo sol, tem como objetivo oferecer luz para o crescimento e evolução dos seres humanos.

Seus ensinamentos

Todos os significados atribuídos à Árvore da Vida ensinam muito a todos nós. Ela ensina, por exemplo, que é da terra que as árvores se alimentam, por isso, é tão importante preservar a natureza.

Já seu galhos nascem em direção ao céu. Isso mostra a importância da fé em algo superior para nos guiar. Já as raízes da Árvore revelam a importância do homem em não se esquecer de seu passado e suas origens.

Tatuagem da árvore da vida

A Árvore da Vida é um desenho bastante tatuado, ultimamente, no corpo das pessoas. Em geral, quem opta por tatuar no corpo a imagem da Árvore da Vida tem a pretensão de homenagear as suas raízes.

Também pode representar toda a sabedoria que a Árvore da Vida traz. Além de imprimir o desejo da pessoa que tatua a Árvore da Vida por obter conhecimento e contar com a fortaleza que o desenho representa.