Âncoras – Significados do Símbolo, Religião, Tatuagem, Curiosidades

As âncoras são símbolos muito presentes no mundo. Seja em tatuagens, chaveiros, estampas de roupas. Elas estão por toda a parte. Com um significado muito forte e difundido, elas reforçam entre as pessoas o sentido de lealdade e companheirismo.

Ela tem origem grega e constitui-se de uma peça maciça e pesada formada por uma argola de duas ou mais pontas. Ligada a um cabo, é atirada ao mar ou rio para garantir a estabilidade e firmeza de uma embarcação.

No dicionário encontramos alguns significados para a palavra âncora. São eles:

  • Peça de ferro presa em uma corda ou corrente e que serve para imobilizar um objeto flutuante;
  • Estabilidade e esperança em tempos ruins;
  • Símbolo de segurança para marinheiros desde a antiguidade;
  • Fé cristã no século I.

Mas seu significado ultrapassa o sentido de segurança. Ela é utilizada para representar diversas crenças culturais no mundo ao longo dos tempos.

Em Roma, a âncora simbolizava Netuno, o grande rei dos mares. Na Grécia ela já foi a representação de Amphitrite e Poseidon, deuses do mar, e de Tritão, o meio homem e meio peixe.

Na mitologia escandivana era ligada a história da deusa Rán, que teve sua aparência afetada por puxar âncoras. Já na história hindu, temos a representação de Varena, a deusa do oceano.Desenho de uma âncora

Deu para perceber que a âncora é muito ligada aos deuses do mar. Independente da cultura, ela sempre está ligada a água.

Neste artigo vamos abordar mais assuntos relacionados as âncoras. A origem do símbolo e seus significados; curiosidades e tatuagens; e a história bíblica.

O que significa o símbolo de Âncoras?

Força, tranquilidade, abrigo, firmeza, esperança e fidelidade. A âncora remete a estabilidade com o nosso ser e entre as relações que estabelecemos.

Mesmo em meio as tempestades ela é capaz de fornecer segurança, seja para os barcos ou seus passageiros.

Mas nem sempre seu significado é positivo. Ela também podem representar uma barreira e atraso, especialmente quando fixa-se em um local por muito tempo. No alto mar ela representa o último refúgio e saída, o sinal de esperança.

Origem deste símbolo

A âncora é um elemento muito antigo. Está presente no mundo desde 323 a.C. O responsável por sua criação foi Seleuco I, sucessor do imperador Alexandre, o Grande. Inspirado em uma marca de nascença, ele criou a âncora para usá-la como emblema real de sua família.

Três séculos depois, os primeiros cristãos a serem perseguidos pelos romanos usavam a âncora para substituir a cruz e evitarem as surras e perseguições.

Depois disso ela começou a ser difundida pelo mundo e aparecer em monumentos, catacumbas e vitrais. Todos eles com representações diferentes, mas que lembram e remetem a força e companheirismo.

Qual o significado de Âncora na bíblia

Na bíblia a âncora tem um significado relacionado ao mundo espiritual e material. Sua representação apresenta um semicículo e uma cruz. O mundo espiritual é representado pelo semicírculo virado para cima. Já o mundo material é representado pela cruz.

A junção dos dois mundos e suas representações criam a cruz da escora, um símbolo oculto da igreja. Era usada pelos cristãos no império romano para que pudessem praticar a religião em segredo, devido as inúmeras perseguições.

Na bíblia a palavra é citada em Hebreus 6:19. “Temos essa esperança como âncora da alma, firme e segura”. O trecho faz referência à esperança nas promessas de Deus. Mostrando que os cristão eram fieis no Senhor.

Tatuagens de Âncoras e seu significado

Provavelmente você conhece alguém que tenha uma tatuagem de âncora. Elas são mais comuns do que possa imaginar. Mas será que as pessoas sabem o real significado da tatuagem? Apesar que devemos lembrar que para quem fez pode ter outro sentido.

As âncoras são tatuagens tradicionais e foram um dos primeiros símbolos que começaram a marcar a pele das pessoas. Inicialmente era um símbolo comum entre marinheiros, oficiais da marinha ou fuzileiros navais. Atualmente ela pode ser vista em qualquer pessoa, independente da profissão.

Ela pode representar um amuleto da sorte ou de esperança. Também é usada para homenagear pessoas que consideramos âncora na vida, o porto seguro em meio as tempestades.

Alguns casais escolhem o símbolo para representar a fidelidade, companheirismo e amor que se propõem a ter um pelo outro.

E você pode encontrar a âncora em todas as partes do corpo. Pernas, braços, nuca, costas, peito. Onde a pessoa sentir-se mais confortável.

Em geral as mulheres optam por desenhos menores e no pulso, dedos e tornozelos. Já os casais preferem tatuagens complementares, que podem ser vistas quando estiverem juntos.

Os homens apostam em desenhos maiores e com mais detalhes. Lugares que ficam mais legais são peito, costas e ombros.

Curiosidades

As âncoras foram um dos primeiros desenhos a serem feitos como tatuagens, aliás, os marinheiros foram responsáveis por disseminar esta forma de enfeitar o corpo pelo mundo.

Desde o início eles ostentavam marcas pelos corpo, diferenciando-se das outras pessoas nas cidades e vilarejos. Eles orgulhavam-se delas por representarem sua profissão.

Há uma lenda que afirma que o primeiro marinheiro a tatuar uma âncora conseguiu atravessar o Atlântico em segurança. O que na época era um grande feito.

E aos poucos, a disseminação das tatuagens chegou em todo o mundo, começando a ser adotadas por pessoas de todos os estilos e classes sociais.

Outra curiosidade é que no Jornalismo a palavra âncora também tem um significado próprio. Ela refere-se ao jornalista que apresenta um telejornal, o apresentador.

Ele é o profissional que narra e apresenta os fatos. Deve ser uma pessoa estável, ética e credível. Provavelmente a palavra âncora foi escolhida para representá-lo por transmitir estabilidade e confiança para quem acompanha as transmissões do jornal.

Pergunta dos leitores

O que significa âncoras com coração?

Como citamos, as âncoras costumam ser a simbologia de muitos casais, por representar força, tranquilidade, companheirismo. Alguns deles resolvem marcar na pele essa imagem. Para reforçar ainda mais o sentido de companheirismo e fidelidade colocam um coração na âncora.

Desta forma, quem ver a tatuagem saberá que a pessoa já encontrou sem porto seguro, o amor de sua vida.