Alfabeto em Libras – O Que é? Qual Sua Origem? Como Usar? Dicas!

Ao contrário do que muita gente pensa, a língua de sinais não é universal. Existem a Língua Brasileira de Sinais, a Língua de Sinais Portuguesa, a Língua de sinais Francesa, a Língua de Sinais Americana, e muitas outras. O Alfabeto em Libras é a língua que usa sinais com as mãos, posições do corpo, expressões faciais, utilizada principalmente pelas pessoas que apresentam deficiência auditiva. No Brasil, o número de pessoas com problemas auditivos é superior a 10 milhões.

Quem desenvolveu a língua de sinais para os surdos?

Não sabe-se ao certo a origem da Língua de Sinais. No entanto, o seu uso começou em 1760, em Paris, na França. O abade L’Epée de, aproximadamente, 60 anos na época, conseguiu fundar a primeira escola pública para surdos.

Após a fundação dessa escola, houve uma grande multiplicação de ouvintes e de profissionais surdos pelo mundo, difundindo a utilização da Língua de Sinais. Com isso, muitas outras escolas foram criadas. Além de ensinar a usar a Língua de Sinais, ainda contavam com novos recursos para a educação dos surdos.

A Língua de Sinais são consideradas como línguas por possuírem níveis linguísticos, como morfológico, fonológico, semântico e sintático. As línguas de sinais possuem estrutura gramatical própria.


banner sobre libras

O que é libras?

Libras é a sigla que representa a Língua Brasileira de Sinais. A língua de sinal é a língua natural usada pelas comunidades surdas.

Para aqueles que desejam aprender sobre a língua de sinais, é possível encontrar cursos de libras muito bons. Algumas pessoas usam o termo surdo-mudo. Porém, isso não é correto. Uma pessoa surda nem sempre é muda também. Geralmente, as pessoas surdas que não falam porque não há como reproduzir um som que não se ouve, não conhece.

Existem os surdos oralistas que tratam-se com fonoaudiólogos. Com o tratamento, eles conseguem usar as flexões das cordas vocais ainda que não conheçam os sons que estão produzindo.

Início da língua de sinais no brasil

Após 1857, a Língua de Sinais começou a ganhar espaço também no Brasil. Isso aconteceu após Eduard Huet ser convidado por D. Pedro II para que fundasse a primeira escola para crianças surdas no país. Inicialmente, chamava-se Imperial Instituto de Surdos Mudos. Atualmente, INES, ou Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Após a fundação da escola aqui no Brasil, as pessoas surdas no Brasil conseguiram criar a Língua Brasileira de Sinais, a partir da Língua de Sinais Francesa e das maneiras de comunicação que já eram usadas.

Alfabeto em libras completo

O alfabeto em libras consiste em soletrar as letras e os números usando as mãos. Ele é usado somente para formar rótulos, nomes de pessoas, endereços, lugares e vocábulos que não existam na língua de sinais ou que tenha alguma dúvida.

As letras do alfabeto são usadas para casos específicos, como dissemos acima. Porém, na verdadeira comunicação entre surdos, cada palavra possui um sinal bem específico. Ou seja, para fazer uma declaração de amor, por exemplo, o surdo não irá soletrar todas as palavras com a datilografia de cada letra. Existe a maneira de dizer que ama ou que gosta usando os sinais de cada palavra. Para aprender corretamente como é feita a comunicação, é necessário fazer um curso completo ou conviver com alguém surdo. Vale lembrar que, para aprender Libras, é preciso passar pelo mesmo processo de aprendizagem de uma língua nova. Da mesmo forma que fazemos quando queremos aprender inglês, ou outra língua qualquer.

Como usar todos os sinais de libras?

Alfabeto em Libras

O sinais de libras surgem pela combinação de pontos de articulação e dos movimentos da mão. Além de contar também com as expressões corporais e faciais.

Aprender Libras é uma forma de inclusão social das pessoas com essa deficiência. Todos precisam estar inseridos na vida da comunidade e a linguagem é a melhor maneira de fazer isso. A Linguagem de Sinais tem um papel fundamental para facilitar a comunicação entre todos os indivíduos.

Onde baixar um Alfabeto em libras para imprimir?

É possível encontrar facilmente o alfabeto em libras para imprimir na internet. Segue um link onde é possível baixar o alfabeto:

– http://www.faders.rs.gov.br/uploads/Dicionario_Libras_CAS_FADERS1.pdf

Pergunta dos leitores

Qual a importância do alfabeto manual de libras?

O alfabeto manual de libras é importante para soletrar os nomes próprios, os vocábulos e as siglas, mesmo sem um correspondente em Libras.